Internacional Titulo
García lidera boca-de-urna no Peru
Do Diário OnLine
Com AFP
04/06/2006 | 18:56
Compartilhar notícia


O social-democrata Alan García lidera neste domingo a votação do segundo turno das eleições à presidência no Peru, com 52,8% a 55% dos votos válidos e uma vantagem de 5,6 a 10 pontos em relação ao nacionalista Ollanta Humala, de acordo com três pesquisas de boca-de-urna divulgadas logo após o fechamento das urnas.

Os postos de votação fecharam as portas às 16h (18h de Brasília). Mais de 16,4 milhões de peruanos foram convocados a votar no pleito. Para manter a ordem nas ruas, o governo mobilizou 90 mil policiais e soldados.

García, do Partido Aprista, obtém 52,8% dos votos contra 47,2% de Humala, da União pelo Peru, informou a empresa Apoyo. Já o instituto Datum prevê 54,9% para o social-democrata e 45,1% para o nacionalista, enquanto a Peruana de Opinión Pública concede 55% para García e 45% a Humala.

As autoridades eleitorais advertiram que as pesquisas de boca-de-urna devem ser consideradas com prudência e que é necessário esperar os resultados oficiais para se ter certeza sobre quem será o próximo presidente do Peru.

O próximo presidente peruano, que vai suceder Alejandre Toledo, deverá assumir o cargo no dia 28 de julho, para um mandato de cinco anos. A população terá que optar entre dois cenários diferentes: o de mudança radical proposto pelo nacionalista Humala, e um mais moderado, sugerido pelo ex-presidente García, governou anteriormente entre 1985 e 1990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;