Internacional Titulo
Anistia Internacional lamenta a pena de morte de Saddam
Da AFP
05/11/2006 | 15:06
Compartilhar notícia


A organização de defesa dos direitos do Homem, Anistia Internacional, lamentou neste domingo a condenação à pena de morte decretada contra o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein e vários ex-representantes do país.

”Este caso foi marcado por graves falhas que colocam em questão a capacidade do tribunal, como está estabelecido atualmente, de administrar uma justiça justa, conforme os padrões internacionais", declarou Malcolm Stuart, diretor do programa para o Oriente Médio e a África do Norte.

Segundo ele, "este processo deveria ter sido uma contribuição maior ao estabelecimento da justiça e da autoridade da lei no Iraque, e à garantia da verdade e da responsabilidade de imensas violações dos direitos do Homem cometidas pelo regime de Saddam Hussein".

Saddam Hussein foi "condenado à morte por forca" neste domingo pelo Alto Tribunal penal iraquiano por sua responsabilidade na execução de 148 habitantes xiitas do povoado de Dujail nos anos 1980, em represália a um atentado contra seu comboio.

Além do ex-ditador, mais duas pessoas foram condenadas à morte: seu meio irmão, Barzan al-Tikriti, diretor dos serviços de informação na época, e o ex-presidente do tribunal revolucionário Awad Ahmed al-Bandar.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;