Economia Titulo
Drogasil já vende remédio 90% mais barato
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
25/03/2006 | 08:37
Compartilhar notícia


Consumidores de medicamentos para diabetes e hipertensão já podem comprar remédios com descontos de até 90% em mais de 1,3 mil farmácias e drogarias do país filiadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Na região, a primeira rede a se associar é a Drogasil, com sete unidades no Grande ABC.

Para o diretor comercial da rede, Antônio Carlos de Freitas, o programa é uma boa solução à população que não tem condições financeiras para comprar remédios. “A gente vê isso como um apoio. Nas condições propostas, vale a pena e pode aumentar as vendas”, afirma. O ministério reservou R$ 72 milhões do orçamento deste ano para tornar viável essa iniciativa.

Apesar do aspecto positivo, o primeiro dia de funcionamento do Aqui Tem Farmácia Popular apresentou problemas técnicos. O sistema gerenciado pelo DataSUS, do Ministério da Saúde, teve falhas que impediram a comercialização dos produtos ao longo do dia. “Ainda está muito confuso e a culpa não é da drogaria”, explica Freitas. Sexta-feira, mais de 4 mil transações comerciais foram realizadas, divulgou a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).

O presidente-executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, releva os problemas registrados sexta-feira e destaca os benefícios do Aqui Tem Farmácia Popular. “Não sabemos ainda como vai funcionar na prática. Temos idéia da expansão de mercado. Vai haver ampliação porque há demanda reprimida”, prevê. Segundo pesquisa do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), 51,7% dos brasileiros abandonam o tratamento médico por falta de dinheiro para adquiri-los.

O Aqui Tem Farmácia Popular é uma iniciativa do Ministério da Saúde. Foi lançado oficialmente na quinta-feira e conta com a parceria da Abrafarma  e o apoio da Febrafarma (Federação Brasileira da Indústria farmacêutica).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;