Política Titulo
Candidatos à reeleição podem ter de se desincompatibilizar
Da Agência Câmara
12/06/2006 | 12:03
Compartilhar notícia


Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que está em tramitação na Câmara dos Deputados determina a desincompatibilização do presidente da República, governadores e prefeitos que decidam disputar a reeleição. Atualmente, eles não são obrigados a abandonar os mandatos.  

O autor da PEC, deputado Zé Lima (PP-PA), alega que essa situação cria uma vantagem para os ocupantes de cargos em relação aos demais concorrentes. "Todos deverão renunciar a seus mandatos até seis meses antes do pleito, como forma de concorrerem em igualdade de condições com os demais candidatos, sem beneficiarem-se da visibilidade conferida pelos cargos e da possível utilização da burocracia pública em benefício próprio", argumenta.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;