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Cresce a disputa no varejo de eletroeletrônicos
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
11/01/2006 | 08:34
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As principais redes do varejo no país começaram o ano com algo em comum: as liquidações. Motivadas pelo sucesso de vendas dos eletroeletrônicos no Natal, Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Cem, Ponto Frio e Lojas Colombo decidiram partir para a ofensiva em janeiro – mês tipicamente sem brilho para o comércio. E a estratégia deu certo. O faturamento das gigantes do varejo nesse mês está 12% acima da média de janeiro do ano passado.

A boa performance do varejo nesse início de ano é atribuída especialmente ao crescimento da procura por televisores e DVDs players. Dólar barato e a aproximação da Copa do Mundo esquentaram as seções de áudio e vídeo – desde a produção na indústria até o revendedor final. “Todo mundo quer assistir aos jogos da seleção numa TV maior ou de tecnologia mais avançada. E pra convencer o consumidor, temos nesse ano televisores de plasma e LCD (tecnologia digital de alta resolução)”, argumenta o gerente da Panashop, em Santo André, Wilson Alves.

A rede Magazine Luiza, por exemplo, levou no último sábado cerca 3 milhões de consumidores às 280 lojas espalhadas pelo país. O 13º ano da Liquidação Fantástica rendeu à empresa R$ 50 milhões em cinco horas de vendas – volume proporcional a dez dias úteis de funcionamento da companhia. Em função da Copa, a rede vendeu R$ 10 milhões a mais que na promoção semelhante do ano passado.

O desconto oferecido em todas linhas expostas nas lojas da Magazine Luiza explica a euforia consumista. A liquidação oferecia abatimento de 70% no preço da etiqueta em mais de 125 mil itens.

As unidades da rede Lojas Cem também estamparam promoções agressivas na semana passada. No último sábado – paralelamente à ação da Magazine Luiza –, todas as linhas de produtos podiam ser parceladas de três a 12 vezes sem juros. “Tivemos movimento 30% acima da média dos dias de semana. O resultado foi excelente, levando em conta que as empresas concorrentes também fizeram fortes promoções”, avalia o gerente Lourimar Vieira de Souza, da loja de São Bernardo.

A Casas Bahia – líder no varejo do país – realiza megapromoções pontuais desde o fim de dezembro, quando a rede encerrou o Super Casas Bahia, no Anhembi, com queima de estoque que oferecia todos os produtos do show-room a preços 70% menores que o da etiqueta.

A mesma estratégia comercial foi adotada pela rede Lojas Colombo. A ação promocional está focada nas linhas brancas e de móveis. A companhia estuda lançar dias de megaliquidação ainda em janeiro, a fim de desovar produtos que não tiveram boa saída em dezembro. “Vamos contra-atacar sempre que as redes concorrentes lançarem promoções”, afirma o diretor de Vendas da rede, Arnildo Heimerdinger.

Já a rede Ponto Frio, que promoveu queima de estoque nos três últimos dias de dezembro, está com todos os artigos da loja em promoção pelo site. Ações nas lojas de rua, no entanto, não estão descartadas e podem ser realizadas de última hora, segundo informou a direção da empresa.

 



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