Política Titulo
Reforma no Paço de Mauá só muda nomes
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
20/06/2006 | 08:28
Compartilhar notícia


A troca de secretariado de Mauá, em andamento, mostra que a possibilidade de mudanças nas diretrizes das Pastas é pequena. Embora o prefeito Leonel Damo (PV) seja o responsável pelas nomeações dos substitutos de José Carlos Orosco (superintendência da Sama), Admir Jacomussi (Obras Públicas) e Antonio Bertucci (Administração), pelos nomes pode-se inferir que quem sai tem no mínimo alguma influência na indicação do sucessor.

Segunda-feira, já circulava pelas secretarias do governo a portaria de exoneração de Orosco. Para o lugar dele na Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), vai Antônio Carlos Ferreira, ex-secretário de Compras da Prefeitura na primeira gestão de Damo (1982-1988) e ligado ao grupo político do chefe do Executivo, além de ser ex-cunhado do prefeito. O afastamento de Orosco, até o momento, é o único confirmado pela Prefeitura.

Nos corredores do Paço, porém, dois nomes são dados como certos para as outras duas indicações. Na Pasta de Administração, sai Bertucci e entra sua noiva, Rosângela Alves Rodrigues, que atualmente responde pela CPD (Centro de Processamento de Dados). Na Secretaria de Obras, Admir Jacomussi indicou Paulo Sérgio Pereira, atual diretor de Obras Públicas e que foi assessor do secretario quando este era vereador em Mauá.

Desde a semana passada, políticos de Mauá têm se aproveitado do anúncio das mudanças para fins especulativos. Segundo comentários, a Secretaria de Obras quase provocou briga entre grupos políticos interessados no comando da Pasta. “É uma fatia muito valiosa da Prefeitura”, revela um ex-freqüentador do Paço.

Os supostos motivos da disputa variam de compromissos assumidos pelo governo a ciúmes de alas da administração com o destaque dado a determinado grupo político. Os nomes de Rosângela para a Administração e Pereira para Obras foram os únicos admitidos dos dois lados. Mas, de cada ponta da oposição e da situação, foram ventiladas outras indicações, sem que houvesse consenso.

Por oficial, o que se tem é que os três secretários afastam-se dos cargos temporariamente para cuidar da campanha à Assembléia da vereadora Vanessa Damo (PV), filha do prefeito. Orosco, o noivo dela, coordenará a campanha no Estado, Jacomussi na cidade e Bertucci será o assessor direto da parlamentar. Segundo Damo, o motivo das demissões é a vontade dele de não ter integrantes do governo trabalhando ao mesmo tempo na campanha da filha e na Prefeitura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;