Turismo Titulo
Águas transparentes e rica fauna marinha
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
30/08/2006 | 20:49
Compartilhar notícia


Banhada pelos oceanos Pacífico, Atlântico e também pelo mar de sete cores do Caribe, a Colômbia conta com mais de 3 mil quilômetros de costa divididos em cerca de 300 praias que encantam pela transparência das águas e riqueza da fauna aquática. Algumas desertas, outras verdadeiros points de agito.

Na costa caribenha, as praias geralmente oferecem o conforto de estarem perto das cidades. O mar da península La Guajira, por exemplo, apresenta variadas tonalidades de verde e azul, que contrastam com as rochas esculpidas pela erosão aos longo dos séculos.

A área do parque nacional Tayrona, por sua vez, abrange uma das mais belas baías da região. Mas o maior destaque fica por conta das trilhas pré-hispânicas que levam a construções rochosas erguidas pela civilização música muito tempo antes de os navegadores espanhóis e portugueses sequer imaginarem que poderia haver vida do outro lado do Atlântico.

Para os amantes do mergulho, no entanto, as maiores pérolas dos mares colombiano pertencem aos arquipélagos de San Andrés e Rosario. Neste último, a água azul-turquesa esconde recifes de corais riquíssimos em espécies de animais e plantas subaquáticos.

Mas se você não for adepto de snorkels e cilindros, dirija-se a San Pedro de Alejandrino, cidade onde Simon Bolívar morreu. Além de histórias sobre o herói colombiano, o local guarda um gigantesco aquário que permite observar a rica vida marinha do Caribe sem ter de molhar um fio de cabelo sequer.

San Andrés – A cerca de 700 km da costa caribenha, duas ilhas tornaram-se lendárias por atrair grande número de piratas em busca de tesouros: San Andrés e Providência. Não à toa, a população mistura traços negros com os de corsários europeus, tendo o criollo como dialeto popular.

As maiores riquezas da região, no entanto, não estão dentro de baús e sim submersas em meio às barreiras de corais, que abrigam peixes raríssimos e fazem de San Andrés um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Meca dos aficionados por esportes náuticos (como pesca submarina, esqui aquático, jet-ski, natação e windsurfe) e até de casais que desejam realizar a cerimônia de casamento debaixo d’água, tendo como testemunhas os coloridos cardumes do Mar do Caribe.

Praias sempre quentes e ensolaradas, repletas de coqueiros; pratos típicos à base de frutos do mar; os envolventes ritmos caribenhos, como o calypso; e a alegria dos nativos de San Andrés são outros bons argumentos para justificar o título colombiano de país mais feliz do mundo.

Mas lembre-se: a estada no paraíso também tem seus dias contados. Para conter o aumento da população em San Andrés, atualmente em torno de 70 mil habitantes, o governo local proibiu a entrada de mais estrangeiros. Para tanto, restringiu o tempo do visto de permanência para um máximo de 120 dias. Mas convenhamos, em se tratando de um lugar tão pequeno, com pouco mais de 34 km² de território que podem ser percorridos de carro em apenas uma hora, quatro meses são mais do que suficientes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;