Memória Titulo
Eles foram os heróis do acesso do Santo André em 1981

A foto de hoje é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao elenco do EC Santo André...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


A foto de hoje é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao elenco do EC Santo André, campeão da Segunda Divisão de Profissionais de 1981, e o resultado de um desafio: identificar todos os personagens.

A foto foi publicada 30 anos atrás, mas sem a identificação dos jogadores e comissão técnica. Era o treino na véspera do jogo das faixas, frente a uma seleção da Segunda Divisão, quatro dias depois da conquista de 1º de dezembro. Reparem: todos estão felizes. Sorriem. Não escondem o orgulho do feito em pleno jardim suspenso do Parque Antártica.

Para identificar a foto recorremos a dois jornalistas do Diário que, em 1981, cobriram a campanha do Santo André: Divanei Guazzelli e Donizete Raddi. E Raddi, para tirar qualquer dúvida, enviou a foto a um dos heróis do acesso, Ernesto Lance, ex-Corinthians.

E aqui está o quadro de honra da campanha de 1981. Gente que bebeu da água da fonte (do Guarará? Da biquinha?) de Santo André e se apaixonou pela cidade. Caso do Lance, andreense desde aqueles memoráveis momentos.

COMENTÁRIO 

Como diriam os locutores esportivos, o comentário é de Oswaldo Lavrado, da Rádio Diário, em e-mail à Memória: "O 15 de Piracicaba possuía um excelente time, porém o Ramalhão, também com excelente equipe, foi irresistível e, ao menos naquela noite, imbatível. Dos mais de 16 mil torcedores presentes ao Parque Antártica, sem exagero, 70% eram daqui do Grande ABC e torcendo pelo Santo André."

NOTAS (ERNESTO LANCE):

1 - Albano, com o braço engessado, zagueiro central emprestado pelo Clube do Remo. Fraturou o braço contra o Rio Branco, de Americana, no Bruno Daniel, num jogo noturno. Chovia. Era a última rodada do segundo turno, antes das finais no Parque Antártica.

2 - Não estão na foto: Ferreira, o roupeiro titular; Aurélio de Barros, supervisor técnico; e Babá, supervisor administrativo. 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 5 de dezembro de 1981

Manchete - PDS fecha questão hoje para aprovar as reformas eleitorais.

Mauá - Moradores interditam a Avenida Luiz Gonzaga do Amaral, no Jardim Zaíra, em protesto contra os constantes atropelamentos.

Editorial - A defesa do verde é questão prioritária.A caminho do acesso - Jogo de festa, mas com seriedade: amanhã, Santo André x Seleção Paulista da Segunda Divisão, no Bruno Daniel.

Música - Toquinho com o show Doce Vida no Buso Palace, em São Caetano; Guilherme Arantes com o show Deixa chover, na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Polícia - Presos 48 na Operação Papai-Noel no Centro de Santo André.

EM 5 DE DEZEMBRO DE...

1791 - Wolfgang Amadeo Mozart, compositor austríaco, morre em Viena, aos 35 anos.
1891 - Falece, em Paris, na França o ex-imperador brasileiro D. Pedro II.
1971 - Inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, com missa ecumênica celebrada por dom Jorge Marcos de Oliveira.
- Inaugurado o santuário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá.
- Professor Paulo Teixeira de Camargo, diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo, chamado carinhosamente de Camarguinho, é entrevistado pelo jornalista Serafim Vicente, na Rádio Diário do Grande ABC.

Trabalhadores

Nasce em 5 de dezembro:

1934 - Osmar Guimarães de Carvalho, de São Paulo. Operário da IRFM. Residia na Rua das Dálias, 10, em Vila Prudente.Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Hoje é aniversário das cidades de Sertãozinho e Taubaté.

HOJE

Dia Nacional da Pastoral da Criança, Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social.

SANTOS DO DIA

Anastácio, Crispina, Dalmácio, Geraldo, Nicécio e Sabas (abade).São Sabas (Capadócia, Turquia, 439 - Palestina 532). Está presente na relação dos grandes sacerdotes fundadores do monaquismo da Palestina.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;