Economia Titulo
América Latina terá crescimento positivo em 99, diz o FMI
Do Diário do Grande ABC
07/06/1999 | 09:01
Compartilhar notícia


A América Latina terá, "provavelmente", um crescimento positivo em 1999, afirmou nesta segunda-feira o diretor-geral-adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), Stanley Fischer, revisando as previsoes negativas feitas em abril pelo organismo internacional.

"Em abril, nossas previsoes indicavam que o crescimento econômico era descendente. Agora a situaçao é melhor. Nossas previsoes para a América Latina eram de que o crescimento seria negativo e agora parece que provavelmente será positivo", disse Fischer numa entrevista ao jornal El País.

O crescimento da economia mundial seria de 2,5% ou de 2,6%, em vez de 2,3% previsto em abril, devido a um crescimento mais forte nos EUA e ao bom comportamento das economias Latino-americanas. "Os países latino-americanos mantiveram políticas econômicas muito inteligentes durante a crise", afirmou Fischer, referindo-se ao acordo alcançado pelo FMI com o Brasil, para controlar a situaçao na regiao.

"A situaçao melhorou, mas ainda há motivos para preocupaçao", afirmou, após apontar como "riscos negativos" a recente queda de Wall Street e a debilidade da economia japonesa. Wall Street pode continuar em queda, caso continuem subindo as taxas de juros, segundo o diretor-adjunto do FMI. "A Bolsa pode começar a baixar, mas isso nao significa o fim da economia dos EUA", disse.

A queda nos índices de mercado dos Estados Unidos pode influir negativamente sobre o crescimento do país, que baixaria dos 3,5% ou 4% atuais para 2,5% ou 3%. "Isso também nao seria tao mal, nao seria um desastre, mas teria pouco efeito sobre a América Latina ou a Asia", afirmou Fischer.

Sobre a economia européia, disse que "muita gente espera uma maior força no crescimento na Europa no segundo semestre do ano e se isto se confirmar, a perspectiva é boa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;