Memória Titulo
Os exemplos de Santos no aniversário da cidade

A cidade de Santos faz aniversário hoje. São 464 anos oficiais, contados a partir de 1546. Santos e Grande ABC têm uma relação forte...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A cidade de Santos faz aniversário hoje. São 464 anos oficiais, contados a partir de 1546. Santos e Grande ABC têm uma relação forte, pela proximidade e pelas vias de comunicação: primeiro as trilhas históricas, a contar de Peabiru, que interligava os Oceanos Atlântico e Pacifico; a partir do século 19, com a passagem da estrada de ferro Santos a Jundiaí; no século 20, com a construção da Via Anchieta e da Rodovia dos Imigrantes.

O trem, em especial, amarra bem Santos e o Grande ABC, com um equipamento simbólico que é o sistema funicular. Santos tem o seu, no Monte Serrat, ou morro de São Jerônimo, que é uma das principais atrações santistas; o Grande ABC perde o seu, do século 19, na interligação Piaçaguera a Paranapiacaba. Santos ganha dinheiro e prestígio com o bondinho de Monte Serrat; Bergamo, na Lombardia, Itália, tem no seu funicular também a atração maior, que o levou a ser considerado pela Unesco patrimônio histórico mundial.

Já o sistema funicular da Serra do Mar, abandonado, é mais extenso que o de Bergamo e de Monte Serrat. E nós, desgraçadamente, o perdemos sem qualquer reação maior desde que a Rede Ferroviária, no início da década de 1970, construiu e implementou o sistema cremalheira, hoje exclusivo para transporte de cargas.

O Grande ABC, a partir de Santo André, daria um salto espetacular na sua economia se tivesse olhos para o sistema funicular, que pela sua grandiosidade é único no mundo.

Mas hoje é o aniversário de Santos, cujas praias, tão próximas, foram sempre as primeiras a serem frequentadas por nós do Grande ABC, o que é comprovado pela memória oral e pelas fotos dos álbuns dos nossos avós e bisavós.

Ir a Santos era uma festa. Pode voltar a ser, porque a sua Municipalidade investe seriamente no restauro do Centro histórico, em torno do porto, do edifício da Bolsa do Café, dos casarões públicos e particulares e do sistema de bondes do Centro, que acabou como o de São Paulo e que vai sendo recuperado.

SANTO ANDRÉ

Uma dica ao prefeito Aidan e à sua Secretaria de Cultura: visitem o Centro histórico de Santos. Pode estar aí uma boa solução para a revitalização do Centro histórico de Santo André, a partir do casarão do Nosso Bar e seu entorno junto à estação ferroviária.

Também Santos, a exemplo de Santo André, descuidava do seu miolo central. O governador Mário Covas, natural de Santos, foi o primeiro a se manifestar objetivamente para que o quadro mudasse, o que vem sendo executado nas duas últimas administrações públicas locais.

NOTAS

1546 - Santos é elevada à vila (município). Separa-se de São Vicente.

1839 - Vila de Santos é elevada à cidade.

1867 - Inaugurada a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, da São Paulo Railway.

1871 - Inaugurada a primeira linha de bondes de Santos, puxada por burros.

1909 - Começam a circular os bondes elétricos santistas.

1927 - Entra em operação o sistema funicular de Monte Serrat.

1974 - Inaugurado o sistema de cremalheira na Serra do Mar; cai em desuso o sistema funicular.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 26 de janeiro de 1980

Manchete - Partido do governo defende a conquista do poder pelo voto. Anunciava-se a formação do Partido Democrático Social (PDS), sucessor da extinta Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Trabalhadores

Nascem em 26 de janeiro:

1 - Virgilio Scarpinello. 1911. Nasce em Jundiaí. Torneiro da Atlantis.

2 - Primo Lazarini. 1921. Natural de Cosmópolis (SP). Industriário da Rhodia. Residência: Rua Suíça, 46.

EM 26 DE JANEIRO DE...

1925 - Fundada, em São Paulo, a General Motors do Brasil. Cinco anos depois, a GMB inauguraria sua unidade em São Caetano.

SANTOS DO DIA

Paula, Timóteo e Tito.

Timóteo, bispo de Creta falecido no século 1, teve sua estampa publicada pelo calendário litúrgico de 1958 em 24 de janeiro.

O mesmo calendário publica a estampa de São Policarpo em 26 de janeiro. Policarpo de Esmirna (estampa) viveu entre os anos 70 e 160. Foi bispo na Turquia. Morreu como um mártir, vítima da perseguição romana, aos 87 anos. É reconhecido como santo tanto pela Igreja Católica Apostólica Romana quanto pelas Igrejas Ortodoxas Orientais.

Crédito da estampa: acervo: Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;