Nacional Titulo
Carajás: acusação pede suspensão do julgamento
Do Diário OnLine
07/06/2002 | 18:32
Compartilhar notícia


O juiz Roberto Moura recebeu nesta sexta-feira pedido dos assistentes da promotoria no júri dos 149 policiais militares acusados de matar 19 sem-terra em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, a suspensão da sessão prevista para o dia 10, segunda-feira, quando serão julgados 127 soldados.

Segundo os representantes da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Marcelo Freitas, Hernandes Margalho e Marco Apolo Leão, é "física e juridicamente impossível" julgar essa quantidade de réus em uma única sessão e em salão em que só caberiam os acusados. "Haverá comprometimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e finalidade, tão caros à sociedade brasileira", argumentam.

As testemunhas que iriam depor no julgamento informaram que não comparecerão à sessão, porque estariam recebendo ameaças de morte dos militares já condenados e também dos que serão julgados.

Dos 149 acusados, 20 foram julgados e dois condenados. Participaram da ação 129 soldados, mas 127 irão a júri - um deles está foragido e o outro, Edson Soares, está com problemas mentais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;