Nacional Titulo
Universidade de Sao Carlos desvincula-se da Fuvest
Por Do Diário do Grande ABC
15/05/1999 | 14:19
Compartilhar notícia


A Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar) está se desvinculando da Fuvest - Fundaçao Universitária para o Vestibular - e realizará seu próprio processo seletivo para ingresso de novos estudantes. A decisao foi tomada na noite de sexta-feira (14), durante reuniao do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPe) da universidade. Uma comissao de professores foi encarregada de elaborar como será o novo processo seletivo, que deve mudar as formas de acesso à universidade.

Ainda nao está definido o calendário de inscriçoes e provas, mas as mudanças devem entrar em vigor já no próximo vestibular, no final deste ano.

Segundo o reitor da UFSCar, professor José Rubens Relellato, a comunidade acadêmica já vinha discutindo uma nova forma de acesso dos alunos há vários anos. A decisao de implantar um novo processo seletivo atende a vários objetivos, entre eles a possibilidade de implantar formas alternativas de acesso a um ensino superior público, gratuito e de qualidade."A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao prevê novas formas de acesso ao ensino universitário", explica o reitor.

A UFSCar completa 30 anos de fundaçao no ano 2000 e realiza seu vestibular pela Fuvest desde 1990. A instituiçao tem 6.258 alunos, dos quais 4.863 estao distribuídos em 25 cursos de graduaçao. No último vestibular, 10.565 candidatos se inscreveram para disputar as 1.040 vagas oferecidas pela UFSCar.

Nesta segunda-feira (17), às 10 horas, a Reitoria da UFSCar promove entrevista coletiva para explicar quais serao as principais mudanças da nova sistemática de vestibular exclusivo.

Diploma - Nos dias 20 e 21 de maio, a UFSCar estará aceitando pedidos de admissao para portadores de diploma de curso superior, conforme resoluçao recente do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade. A finalidade é preencher 32 vagas remanescentes do último concurso vestibular pertencentes aos seguintes cursos de graduagco: Física (8 vagas), Matemática/Diurno (10 vagas), Matemática/Noturno (7 vagas), Estatística (5 vagas) e Ciências Sociais (2 vagas).

A UFSCar é a primeira universidade federal do País a permitir o ingresso de portadores de diploma de curso superior em seus cursos de graduaçao sem o exame vestibular. As inscriçoes devem ser feitas pessoalmente ou por procuraçao, na Divisao de Controle Acadêmico (DICA), no horário das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17 horas. O endereço para correspondência é: Rodovia Washington Luís, km 235, Caixa Postal 676, CEP: 13565-905, Monjolinho - Sao Carlos/SP. Informaçoes pelo telefone (016) 260-8130.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;