Setecidades Titulo
Carnaval pede passagem na região
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
e Tatiane Moreno
Especial para o Diário
08/01/2005 | 17:25
Compartilhar notícia


O Grande ABC começa a contagem regressiva para o Carnaval 2005. Na maior festa popular do país, as escolas de samba da região já esquentam os tamborins rumo ao título de campeã. Participam de desfiles de rua 48 escolas de samba e blocos carnavalescos das cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

A maratona de preparativos para os desfiles de rua inclui ensaios, confecção de fantasias e ter o samba-enredo na ponta da língua. E quem deseja participar do desfile das escolas tem de correr para comprar o quanto antes a fantasia, vendida a preços variados.

Em Santo André e São Bernardo, as cortes do Carnaval , formada por rainha, princesas e Rei Momo, estão definidas. Em São Caetano, a escolha da Rainha e do Rei Momo será realizada no próximo dia 28, durante festa no clube Acascs (avenida Presidente Kennedy, 2.000). As inscrições podem ser feitas no próprio clube. O convite para a festa de coroação é 1 Kg de alimento não-perecível.

A passarela do samba de São Caetano terá novo endereço neste ano. O presidente da Liga das Escolas de Samba da cidade, Luiz Gonzaga Alves, disse que os desfiles passarão da avenida Goiás para a avenida Presidente Kennedy. As quatro agremiações do grupo especial fazem apresentação única: no sábado de Carnaval. A montagem das arquibancadas deve ficar para a última semana de janeiro.

Em Santo André, a arquibancada, o som e a iluminação já foram contratados. Os equipamentos serão montados com uma semana de antecedência na avenida Firestone. As agremiações do grupo especial, que se apresentam no domingo, receberam R$ 280 mil de subvenção. No sábado, desfilam as escolas do grupo 2 e pleiteantes. Já as dez escolas de samba de Diadema realizam desfile no sábado e no domingo na avenida Ulysses Guimarães. Neste ano, todas as escolas competem em igualdade. As primeiras colocadas farão parte do grupo 1 no próximo ano.

Cada escola recebeu da Prefeitura R$ 28 mil para compor o enredo. Além do desfile de rua, Diadema vai promover bailes de rua para crianças e adultos, nos dias em que a avenida não for ocupada pelas escolas de samba (segunda e terça-feira). As matinês ocorrem das 15h às 18h e o baile de Carnaval, a partir das 23h.

Em São Bernardo, os desfiles das agremiações serão realizados na recém-inaugurada avenida Aldino Pinotti. A festa começa no domingo de Carnaval, com a apresentação das escolas do grupo 2. O desfile das agremiações do grupo especial está marcado para segunda-feira.

Bloco – No sábado que antecede o Carnaval deste ano, dia 29 de janeiro, o tradicional Bloco das Mocréias, fundado em 1972, levará às ruas homens vestidos de mulher por uma boa causa: arrecadar alimento não-perecível a ser revertido às entidades assistenciais.

O bloco se concentra no Bar do Paixão, no Centro, e percorre as ruas no entorno. Neste ano, são esperados 8 mil pessoas entre fantasiados e não-fantasiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;