Cultura & Lazer Titulo
Revista ‘A Cigarra’ chega aos 21 anos mais eclética
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
17/12/2003 | 19:37
Compartilhar notícia


A revista andreense A Cigarra lança nesta sexta sua edição ano 21. Das 15h às 21h, no café do piso térreo do Shopping Santo André (r. Álvares de Azevedo, 99), os editores e poetas Jurema Barreto de Souza, Zhô Bertholini e João Antônio da Silva Sampaio recebem o público.

Quem comprar um exemplar (R$ 5) ganha um café e a promessa de “um bom bate-papo” com os editores. Um segundo lançamento acontece no sábado (dia 20), às 14h, em evento literário na Casa da Palavra (praça do Carmo, 171), também em Santo André.

A maioridade chegou para A Cigarra com a agregação de novas artes à publicação, mas a poesia continua sendo sua essência. A poesia continua, aliás, como sua arma e antídoto para encarar o mundo. “Crer na poesia é o estímulo permanente em face das falências previsíveis de um mundo que, nas suas intenções de globalização, mais ameaça do que satisfaz”, diz um trecho do editorial.

Uma das publicações alternativas mais antigas em atividade no país, A Cigarra foi uma revista literária e, agora – “com uma certa ousadia”, segundo seus editores –, oferece também artes plásticas e música. O número atual tem na capa a reprodução de uma obra do concretista Luiz Sacilotto (1924-2003). No interior, a foto de uma escultura de Ricardo Amadasi. Uma reportagem de seis páginas comenta o trabalho do músico e luthier Fernando Sardo.

A poesia está representada por 21 autores, como Marcelo Montenegro, Ronald Polito, Ricardo Alfaya, Rosana Chrispim, Dalila Teles Veras, Fabiano Calixto e Lenora de Barros, além de homenagens a Haroldo de Campos e Waly Salomão, poetas mortos neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;