Setecidades Titulo Prefeituras
Serviços essenciais começam a ser restabelecidos na região

Áreas como Saúde e coleta de lixo estão, aos poucos, voltando a operar dentro da normalidade

Por Do Diário OnLine
30/05/2018 | 14:41
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Serviços essenciais afetados pela greve dos caminhoneiros começam aos poucos a ser restabelecidos no Grande ABC.

Em Santo André, a Prefeitura informou que começou a normalizar a coleta de resíduos, que estava funcionando com atendimento reduzido. Na terça-feira (29), a Administração ampliou a quantidade de caminhões de coleta, que passaram para 51, o que representa 30% a mais em relação aos 39 veículos que recolhem o lixo em dias normais.
 
Nesta semana, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também suspendeu a coleta dos resíduos secos e pede a compreensão dos moradores para que, dentro do possível, não depositem nas ruas tais materiais. A autarquia disse que os moradores podem levar seus resíduos secos para uma das estações de coleta da cidade, que permanecerão abertas normalmente até o seu limite de capacidade.
 
Quanto à Educação, as escolas municipais funcionam normalmente. O transporte escolar está abastecido para o atendimento aos alunos. A distribuição de merenda, que é responsabilidade da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), também ocorre normalmente.
 
Na área da Saúde, os veículos da Secretaria, como as ambulâncias, estão abastecidos e operam normalmente. Até o momento, o abastecimento em hospitais e unidades de saúde segue normal e a distribuição de medicamentos na rede não foi prejudicada. Com exceção dos exames que são coletados nas unidades de saúde (urina, fezes e sangue) que foram cancelados e reagendados para semana que vem, os demais exames e cirurgias estão sendo realizados dentro da normalidade.
 
As viações Guaianazes, Curuçá, ETURSA, Parque das Nações e Urbana operam com 65% a 70% da frota programada. A viação Vaz trabalha com 90% da frota e a Suzantur com 100% da frota programada.

Em São Bernardo, os serviços de Saúde de responsabilidade da Secretaria são executados normalmente. Não há qualquer impedimento nos equipamentos públicos da cidade e não há falta de profissionais e nem abastecimento de remédios e alimentos. Veículos como ambulâncias foram abastecidos e seguem operando normalmente. A única suspensão de serviços é em relação ao de cirurgias pré-agendadas
 
Quanto à Educação, as escolas municipais funcionaram normalmente. O transporte escolar, que compreende o transporte de 10 mil alunos, é realizado.

A coleta de lixo é realizada, enquanto o transporte coletivo, de responsabilidade da SBC Trans, segue operando com 100% da frota.
 
Quanto à Ribeirão Pires, os serviços de urgência e emergência da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), do Hospital e Maternidade São Lucas, das Unidades de Atenção Básica e outras unidades de atendimento da rede municipal estão operando sem interrupções. Não há registro da falta de medicamentos e nem de insumos até o momento.

Na Educação, equipe gestora elaborou cardápio especial de merenda para aproveitar os itens que ainda estão disponíveis. Até a próxima segunda-feira, as aulas na rede municipal estão mantidas. O serviço de transporte escolar se mantém suspenso.

No que diz respeito à coleta de lixo, a empresa responsável, a LARA, comunicou que já normalizou os serviços na cidade.

De acordo com a concessionária das linhas municipais da cidade, a Rigras, a empresa também já normalizou o serviço de transporte público, que está operando em plena capacidade.  

As demais Prefeituras do Grande ABC ainda não se posicionaram.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;