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Cuidado com os pneus

Quando foi a última vez que você calibrou o pneu do seu carro? E o último rodízio? Balanceamento? Lembrou? Não?

Cristina Baddini
15/01/2010 | 00:00
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Quando foi a última vez que você calibrou o pneu do seu carro? E o último rodízio? Balanceamento? Lembrou? Não? Você não está sozinho. Sete em cada dez motoristas não se preocupam com isso. Derrapagem, instabilidade em pista molhada e estouro são alguns riscos que o motorista pode correr ao deixar de fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus. Mantê-los com a pressão correta e em bom estado é garantia de maior segurança, melhor comportamento na estrada com mais conforto e redução de custos.

Verifique a pressão a cada 15 dias
A pressão inadequada dos pneus pode prejudicar a dirigibilidade do veículo. Uma dica é só realizar qualquer inspeção nos pneus quando eles estiverem frios. Tradicionalmente, a pressão dos pneus traseiros deve ser maior do que os dianteiros, para suportar melhor a carga. O estepe deve ser mantido com uma pressão ligeiramente superior à normal, pois costuma perder ar com o tempo. Quando você opta por trocar só dois pneus, a melhor opção é colocar os novos no eixo traseiro.

Os perigos de sobrecarga

A sobrecarga no veículo exige esforços excessivos dos pneus provocando sobreaquecimento e desgaste mais rápido com maior probabilidade de danos por impacto além do perigo de falha prematura.

É preciso respeitar o limite de segurança
O desgaste máximo do pneu é de 1,6 milímetros de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida o pneu passa a ser considerado careca. De acordo com a resolução 558/80 do Contran, trafegar com pneus carecas é ilegal e o veículo pode ser apreendido. Mas, não é só o pneu careca que oferece risco: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante. O pneu murcho se desgasta mais rapidamente, deixa o carro propenso a derrapagens e aumenta o consumo de combustível em até 5%. Balanceie as rodas a cada 5.000 quilômetros rodados, por ocasião da troca de pneus ou sempre que surgirem vibrações que também se refletem no volante. Alinhe o carro a cada 5.000 quilômetros rodados e sempre que notar que pneus apresentarem desgastes irregulares ou após impactos em buracos ou obstáculos. Faça rodízio a cada 5.000 quilômetros e verifique regularmente se os pneus do carro não apresentam avarias.
Se preferir comprar pneus novos e montá-los sozinho, lembre-se de depositar os usados num dos pontos de recolha existentes.




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