Setecidades Titulo Transporte público
Renovação da frota de Mauá está atrasada

Suzantur prometeu 100 veículos 0km, mas apenas 80 foram entregues desde 2014

Por Yara Ferraz
17/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Demorou quatro anos para que a população de Mauá conseguisse, finalmente, observar a renovação de toda a frota de ônibus municipal. A troca por veículos 0km estava prevista em contrato assinado entre a Suzantur e a Prefeitura em 2014, no entanto, a entrega ainda não foi concluída. Ontem foram apresentados 60 ônibus novos, mas ainda faltam 20.

Conforme a Suzantur, a partir de agora a frota tem idade máxima de três anos. No ano passado, o Diário chegou a flagrar veículos fabricados entre 2012 e 2013 no Terminal Central da cidade. 

A renovação aconteceu por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, via programa Refrota, que em contrato de R$ 30,2 milhões prevê 100 novos veículos para a cidade. Os 20 ônibus restantes, segundo a administração, devem ser entregues em março.

Conforme o proprietário da viação, Claudinei Brogliato, estão sendo feitos apenas pequenos ajustes nos veículos restantes. “Para a gente colocar em operação, por conta da tecnologia, leva um tempinho. Mas estes 60 já estão entrando gradativamente a partir de amanhã (hoje).”

Ele afirmou que, com a chegada dos novos coletivos, os de fabricação de 2014 devem ser retirados de circulação.

O prefeito Átila Jacomussi (PSB) afirma que os novos veículos devem integrar as linhas já existentes, incluindo as expressas, conforme a logística. Atualmente há cinco linhas com o tempo de viagem reduzidas (Vila Mercedes, Sertãozinho, Hélida, Zaíra e Itapeva) e três novas devem ser anunciadas em março. “O cronograma que tínhamos para a entrega de veículos era até maio. Aceleramos isso para março.”

Responsável pela operação do transporte municipal de Mauá desde 2014, a Suzantur vem colecionando problemas ao longo dos anos. Além de descumprir a questão do ano da fabricação de veículos, falta de manutenção nos ônibus e má conservação de pontos de parada fazem parte da reclamação de usuários. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;