Internacional Titulo
Confronto em Mianmar matou mais de 100 partidários de Aung San
Da AFP
07/06/2003 | 10:11
Compartilhar notícia


O confronto entre partidários da líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi e mercenários contratados pela junta militar deixou mais de 100 mortos, revelou neste sábado a rádio britânica BBC. O conflito, ocorrido em 30 de maio passado, no norte de Mianmar, provocou a prisão de Suu Kyi, que foi ferida no incidente.

Homens contratados pela junta militar, armados com varas de bambu e porretes, "atacaram sem piedade" os membros da oposição em uma emboscada no norte do país, segundo o serviço mundial da BBC.

A rádio estatal britânica cita a equipe de investigadores americanos enviada a Mianmar para apurar o caso. "Eles concluíram que o ataque foi planejado e coordenado pelo governo militar". O enviado especial das Nações Unidas para a região, Razali Ismail, está em Mianmar para tentar ver Suu Kyi, isolada pela junta "para sua proteção".

Segundo a BBC, Razali deverá reunir-se com os líderes da junta militar neste sábado, quando exigirá ver Suu Kyi, Prêmio Nobel da Paz. Aung San Suu Kyi estaria em uma base militar a 40 km de Yangun desde o confronto da semana passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;