Esportes Titulo
Sistema de pontuação pode mudar novamente em 2010
Bianca Daga
Com Agências
26/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As equipes da Fórmula 1 aprovaram novo sistema de pontuação para a temporada 2010, um pouco diferente do último apresentado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no fim do ano passado.

Há pouco mais de um mês, o sistema antigo, no qual pontuavam apenas os oito primeiro colocados (10-8-6-5-4-3-2-1), foi substituído pelo mesmo formato da MotoGP, no qual pontuam os dez primeiros e a diferença entre o segundo e o primeiro colocados é um pouco maior (25-20-15-10-8-6-5-3-2-1).

No entanto, o Grupo de Trabalho Esportivo da Fórmula 1 se reuniu em Londres na sexta-feira e aprovou nova mudança. O sistema de pontuação para 2010 continuaria concedendo pontos para os dez primeiros colocados, mas aumentaria para sete a diferença entre o primeiro e o segundo e faria algumas mudanças com relação às outras posições. Assim, a zona de pontuação seria 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.

A proposta ainda precisa ser aprovada na reunião da Comissão de Fórmula 1 antes de ser oficializada pelo Conselho Mundial da FIA.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que o esporte deve estar sempre pronto para mudar. "Não que os pilotos não queiram arriscar, mas se a diferença entre o vencedor e o segundo colocado for só de dois pontos, isso não é o fim do mundo. Agora se a diferença for significativa, os pilotos ficam mais motivados para brigar por posições", ressaltou.

De acordo com o site da revista inglesa Autosport, as escuderias também discutiram a possibilidade de dar pontos para o pole position e a melhor volta, o que não foi aprovado.

NOVIDADE - Carro velho, cara nova. A Mercedes apresentou ontem as cores que serão utilizadas no monoposto de 2010. O novo carro, contudo, só será apresentado dia 1º, quando a equipe faz o primeiro treino oficial no Circuito de Valência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;