Economia Titulo
Custo de vida na região sobe 0,6% em novembro
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
05/12/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


O aumento dos gastos com alimentação, vestuário e transporte impulsionou a inflação no Grande ABC em novembro. O IPC-Imes (Índice de Preços ao Consumidor) apontou que os gastos foram 0,6% superiores aos de outubro.

Com a apuração, a evolução da inflação regional ao longo do ano saltou para 4,42%, enquanto o resultado dos últimos doze meses chegou a 5,15%, com média mensal de 0,41%.

Alimentos - Na avaliação do assistente de coordenação do IPC-Imes, Lúcio Flávio Dantas, em virtude do processo de recuperação de preços notado deste do início de 2007 em uma parcela do setor, os gastos com alimentação apresentaram um avanço de 1,54% em novembro.

“No entanto, é importante salientar que esse processo altista não esteve presente em todos os segmentos que contribuem para a formação da taxa do grupo”, explica Dantas.

Dois grupos que tiveram uma elevação crescente ao longo do mês foram os semi-elaborados, como o leite e a carne (3,45%); e os in-natura, como os legumes, verduras e frutas (2,29%).

“O maior aumento foi verificado nos preços dos diversos cortes das carnes bovina e suína, cuja taxa de crescimento para o período foi de 6,38%” , aponta Dantas.

Já no caso das verduras, legumes e frutas o IPC captou aumento significativo dos preços como no caso da batata, que encareceu 19,21%, da alface que subiu 16,44%, da berinjela 9,13%; da laranja 9,29%; da mexerica 12,71% e da maçã nacional 5,60%, além de outros produtos como agrião, couve e o brócolis, ambos com elevações superiores a 8%.

Queda - Por outro lado, observou-se queda de 0,18% nos produtos do segmento de industrializados.

Além disso, os custos com despesas pessoais apresentaram queda de 0,02% em relação a outubro, atingindo deflação de 0,09% no período.

Em dezembro, a instituição avalia que a taxa de inflação será um pouco menor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;