Política Titulo Conflito
Siraque e Turco divergem sobre PED de Sto.André

Ex-deputado faz críticas e coloca nome; atual presidente fala que prioridade é balanço da sigla no País

Leandro Baldini
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Em meio à crise interna, depois da derrota na eleição, que custou a perda do comando da Prefeitura, o PT de Santo André vê dois de seus principais expoentes, o ex-deputado federal Vanderlei Siraque e o parlamentar estadual Luiz Turco, divergirem sobre a condução da legenda ao PED (Processo de Eleição Direta), previsto para abril e que definirá os novos presidentes dos diretórios da sigla em todo o País.

Depois de pontuar algumas críticas, por meio das redes sociais, a dirigência andreense, que é presidida por Turco, Siraque quer emplacar seu nome ou alguém do próprio grupo político para a presidência do partido. Isso porque, em caso de vitória na disputa, garantiria espaço para candidatar-se a deputado em 2018. Turco rebate, assegurando que discussão sobre o PED é “precipitada” e que o momento exige alinhamento de forças.

Desgastado no PT, Siraque tenta última cartada para tentar recuperar protagonismo. Entretanto, com a derrota do prefeito Carlos Grana (PT) – para Paulo Serra (PSDB) – na busca pela reeleição, ele teme ficar encaixotado para o cenário de disputa aos parlamentos estadual e federal de 2018. Grana pode concorrer ao Congresso e Turco lidera preferência de disputar renovação de mandato na Assembleia Legislativa. O vereador e atual secretário de Cultura do Paço, Tiago Nogueira, é outro quadro do PT que projeta candidatura em Brasília. Se o cenário interno ficar desfavorável a Siraque, legendas ligadas à esquerda, a exemplo do PCdoB, já têm sondado o ex-parlamentar.

“Tivemos a primeira reunião do partido há quase duas semanas, em que fizemos um balanço do governo (Grana), uma vez que perdemos a eleição. Falamos da conjuntura nacional, dando início a uma série de avaliações que envolvem o PT. Precisa ser prosseguido. O problema foi que a direção nacional antecipou o PED para abril e as discussões passam a correr juntas. Contudo, entendo que este momento de agora é para reorganizar. Vivemos uma situação em que temos de ter a maior unidade possível”, pontuou Turco.

No mês passado, O PT nacional confirmou a antecipação do pleito interno para abril. Na região, a troca nas regras favoreceu os grupos majoritários em Santo André, São Bernardo e Mauá, onde a sigla tem prefeitos até 31 de dezembro.

Comenta-se que em solo andreense, o favorito para o PED municipal é o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos Carlos Sanches, o Carlão, uma vez que Turco não pode concorrer à reeleição. “Sou favorável às candidaturas. Todos os filiados têm direito a espaço, só estou frisando que seria importante fazer esse diálogo pelo positivo, olhando para frente. Porque se formos fulanizar não terá avanço. Perdemos muito nas eleições por causa da conjuntura nacional”, adicionou Turco.

Siraque não foi localizado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;