Turismo Titulo
Ao som das cordas
Por Margareth Meza
Especial para o Diário
27/09/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


O pequeno distrito de São Francisco Xavier, pertencente a São José dos Campos, será palco, em outubro, do 4º Encontro Cordas na Mantiqueira. O evento reunirá nos dias 6, 12, 13 e 27 instrumentistas de várias regiões brasileiras, inclusive do Grande ABC.

O encontro terá sempre dois shows por noite, com direito a uma jam session entre os artistas que se apresentaram. Grande parte do repertório será inédita.

A abertura será marcada pela apresentação do violeiro Ivan Vilela e do compositor e arranjador Chico Saraiva, vencedor do 6º Prêmio Visa Compositores, em 2003. Ambos trarão repertório dos CDs que acabaram de lançar.

O segundo dia será aberto por Ulisses Rocha e suas influências de jazz, MPB e violão erudito. Nesse show, o músico se dedicará exclusivamente ao violão solo, característica que marcou o início de sua carreira.

Outra atração da noite é o Grupo Qu4tro a Zero, que busca mostrar o choro por meio da utilização de instrumentos elétricos pouco convencionais ao gênero, como piano, guitarra, baixo e bateria.

Vários gêneros - Os artistas Thomas Rohrer, Carlinhos Antunes e Gabriel Levy se apresentam dia 13. Os músicos levarão arranjos repletos de baiões, sambas, jazz, choro e frevo.

No fim do espetáculo, a esperada jam session promete uma viagem sonora por meio de clássicos da MPB e composições dos universos árabe e cigano.

Grande ABC - O encerramento do encontro será o momento ideal para quem deseja prestigiar os artistas do Grande ABC, pois é no dia 27 que se apresentarão o instrumentista Fernando Deghi, de São Bernardo, e o Flamenco Vivo. Com dois integrantes de Santo André, o grupo mostrará este estilo de música fortemente ligado à cultura cigana e à região da Andaluzia, na Espanha.

Fernando Deghi é músico, pesquisador, compositor, arranjador e instrumentista. Seu trabalho, desenvolvido em torno da divulgação da viola brasileira, explora as diversas possibilidades sonoras deste instrumento.

Em 2001, lançou o CD Violeiro Andante, um trabalho totalmente instrumental, e também um livro que reúne partituras do repertório apresentado no CD. Entre 2003 e 2007, realizou concertos em Portugal, Ilha da Madeira, Espanha e França.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;