Internacional Titulo
Primeiro-ministro palestino renuncia para que Hamas forme governo
Da AFP
26/01/2006 | 10:38
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, anunciou sua renúncia nesta quinta-feira para que o movimento islâmico Hamas, dado como vencedor das eleições legislativas de quarta-feira, forme um novo governo.

"Vou apresentar hoje (quinta-feira) minha renúncia ao presidente Abu Mazen (nome pelo qual é conhecido Mahmud Abbas) e o Hamas deve formar um novo governo", declarou Qorei, que dirige o governo desde 2003.
 
Abbas, declarou nesta quinta-feira que aceitou a renúncia do primeiro-ministro palestino Ahmed Qorei e que os resultados que dão o grupo islâmico Hamas como o vencedor das eleições legislativas palestinas devem ser respeitados.

A Comissão Européia, antes mesmo de tomar conhecimento do resultado das eleições, disse vai cooperar com o futuro governo palestino "seja qual for, mas sempre e quando estiver determinado a perseguir seus objetivos de maneira pacífica", declarou nesta quinta-feira a comissária européia para relações exteriores, Benita Ferrero-Waldner.

Já o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, havia dito que se nega a negociar com um governo que tenha o Hamas entre seus membros.

Na mesma linha está o primeiro-ministro em exercício do Israel, Ehud Olmert, que garantiu que seu país "não aceitará que o Hamas faça parte da Autoridade Palestina" se mantiver sua estrutura e atuais prioridades. O Hamas prega a destruição de Israel e a luta armada. O cargo de primeiro-ministro deve ser aprovado pelo Parlamento e, se confirmado que o Hamas tem a maioria na câmara, este posto corresponderá logicamente a um membro do movimento radical.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;