Cultura & Lazer Titulo
Cineasta chinês presidirá o júri do Festival de Cannes
Da AFP
04/01/2006 | 15:45
Compartilhar notícia


Wong Kar Wai comandará o 59º Festival de Cannes, que será celebrado de 17 a 28 de maio deste ano. O cineasta será o primeiro presidente do júri de nacionalidade chinesa da história do festival.

Revelado em Cannes, em 1989, com As Tears Go By, Wong Kar Wai se tornou um assíduo participante da prestigiada mostra, onde apresentou em 1997 Felizes Juntos (Happy Together), em 2000, Amor à Flor da Pele (In the Mood for Love), e em 2004, 2046.

”Eu me sinto honrado de que o presidente do festival, Gilles Jacob, e sua equipe tenham proposto a mim a presidência do júri”, disse o cineasta.

"Cada cidade tem sua própria linguagem. A de Cannes é o dos sonhos. É difícil julgar um sonho e mais ainda compará-lo a outro. Existe um velho provérbio chinês, que diz: 'nunca se pode prever de onde o vento vem, mas sempre é preciso deixar as janelas abertas'", acrescentou.

"Estou impaciente para compartilhar com meus companheiros do júri os sonhos concebidos pelos maiores talentos do cinema contemporâneo. Nosso objetivo será deixar nossas janelas o mais abertas possível", concluiu.

Gilles Jacob destacou, por sua vez, que o festival celebra o fato de ter como presidente do júri Wong Kar Wai, um cineasta cujos "filmes nos comovem por seu esplendor plástico e por uma nostalgia do sentimento amoroso digna da grande tradição romanesca".

No ano passado, o júri do Festival de Cannes foi presidido pelo diretor sérvio Emir Kusturica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;