Internacional Titulo
China reclama de medida cambial aprovada pelos EUA
Por
12/10/2011 | 01:40
Compartilhar notícia


O governo chinês rebateu nesta quarta-feira a postura dos Estados Unidos, depois que o Senado aprovou um projeto de lei sobre o câmbio que poderá prejudicar a política econômica da China. Pequim pediu a Washington que pare de politizar suas medidas econômicas, e advertiu que o projeto poderá provocar uma guerra comercial, ferindo os laços entre os dois países, o que também violará as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Pequim também defendeu sua política corrente, a qual mantém o yuan sob rígido controle, alegando que a moeda chinesa não está desvalorizada, e se aproxima de um "nível equilibrado".

"O projeto de lei dos EUA viola as regras da OMC, e além de não resolver os problemas econômicos atuais, inclusive os relacionados à geração de empregos no EUA, também pode causar sérios danos às relações sino-americanas de comércio. A determinação pode interferir ainda nos esforços de ambos os países e da comunidade internacional para reativar a economia global", disse o Ministério do Exterior da China, em comunicado.

O Banco Popular da China usou tom semelhante ao do Ministério, e advertiu que a medida pode minar os esforços para tornar o regime cambial chinês mais flexível, uma meta política do governo para manter seu ritmo próprio, com avanço gradual.

As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;