Memória Titulo Memória
Descobrimos o nome do nono do João
Por Ademir Medici
17/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Nunca ninguém me falou o nome dele (o pai de minha mãe). E eu nunca perguntei. Era chamado de Bepo Zamengo, mas o nome certo eu não sei...”

Cf. João Gava, em depoimento gravado na tarde do dia 23 de dezembro do ano passado.

Fomos ao Cartório de Registro Civil de São Bernardo. Lá encontramos a certidão de nascimento do menino João Gava.

- Ele nasceu no dia 26 de abril de 1913, no bairro dos Meninos, atual Rudge Ramos, em São Bernardo.

- O pai, João Francisco Gava, nasceu em São Paulo.

- A mãe, Maria Zamengo Gava, era natural da Vila de São Bernardo.

- Pai e mãe, agricultores, casados em São Bernardo.

- Os avós paternos chamavam-se Santi Gava e Joana Bitolo.

- Os avós maternos, Zamengo Giuseppe e Ana Zamengo.

E fica eliminada a dúvida quanto ao nome correto do nono materno do querido João Gava, 102 anos de idade, a caminho dos 103, com a graça de Deus.

Fonte: Registro número 70, fls. 35 e 35v (grato, Dr. Eugênio Tonin, oficial do Cartório de Registro Civil de São Bernardo, fonte de Memória em tantas pesquisas).

Réis e tostões para amassar uva e fazer vinho

Depoimento: João Gava

Minha mãe era da família Zamengo, Maria Zamengo Gava, também de origem italiana. A colônia do meu avô materno, Bepo Zamengo, ficava onde é hoje a Toyota. Ali ele tinha plantação de uva. Fazia vinho, cartolas de vinho.

Até na época de fazer vinho ele chamava a gente pra amassar a uva com os pés. Ele dava 500 réis, 10 tostões. E a gente ficava todo contente.

Já meu avô paterno, Santo Gava, chegou a morar em Diadema nos dois últimos anos da sua vida. Lá ele morreu. Hoje está no Cemitério de Vila Euclides.

Amanhã em Memória

João Gava inspira advogado. E surgem dados legais sobre a formação do município de Diadema

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 17 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6034

Manchete – Sarney e Rockfeller concordam: só crescimento vai pagar a dívida. Banqueiro americano David Rockfeller, presidente do Conselho das Américas, reunia-se com o presidente da República do Brasil, José Sarney

ECONOMIA – Cerveja desaparece até em supermercados; alimentos já superam meta da inflação; preços ignoram inflação de 13% e disparam.

SÃO BERNARDO – Prefeitura iniciou as obras de alargamento da Estrada do Alvarenga, em um total de quatro quilômetros. O primeiro trecho vai do Lar São Vicente de Paulo até a entrada do Jardim Comodoro.

COMPORTAMENTO – ‘Halleymania’ chega avassaladora na região. Comercializados adesivos, camisetas, lunetas, brinquedos, xampus, chicletes, todos com o símbolo do cometa que se aproxima da Terra.

Em 17 de janeiro de...

1916 – Do jornalista Nicolau Arnoni, no Estadão: ‘Foi hoje alvo de grande manifestação popular de apreço, por ter sido reeleito prefeito deste município de São Bernardo, o coronel Saladino Cardoso Franco.’

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ações de artilharia na Champagne, na Argonne e no Woevre, na França.’

1931 – Companhia Telefônica Brasileira inaugura as redes telefônicas de Santo André e São Caetano.

1971 – Sete de Setembro goleia o Alvinegro por 4 a 0 e torna-se supercampeão da Divisão Principal de Santo André, em partida disputada no Estádio Municipal, hoje Bruno Daniel.

1991 – Iniciada a Guerra do Golfo.

Santos do Dia

Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito (Egito 251-356). Durante 18 anos viveu em uma gruta abandonada, em oração e penitência. Aos 55 anos atendeu ao pedido de seus discípulos, abandonando o isolamento do deserto. Com isto, nasceu uma forma curiosa de eremitas: os discípulos viviam solitários, cada um em sua cabana, mas todos em contato e sob a direção espiritual de Antonio. Passou a ser o modelo do monge recluso e chamado, até hoje, de “pai dos monges cristãos”.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Leonila

- Mariano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;