Internacional Titulo
Tony Blair é recebido com honras em Pequim
Da AFP
21/07/2003 | 08:19
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, criticado em casa pelo caso David Kelly, foi recebido com honras nesta segunda-feira em Pequim, onde expressou sua satisfação pela evolução das relações anglo-chinesas, em uma jornada de reuniões com os três principais dirigentes chineses.

Parecendo bem descansado e relaxado, Blair foi recebido por seu colega chinês, Wen Jiabao, no Palácio do Povo ao som do hino britânico e com honras militares.

A entrevista entre os dois foi dominada pelo programa nuclear da Coréia do Norte e um polêmico projeto de lei contra a subversão em Hong Kong.

Ainda nesta segunda-feira, Blair deve se reunir com o presidente Hu Jintao e com o chefe das forças armadas e homem forte do regime, Jiang Zemin. Publicamente, Wen e Blair expressaram sua satisfação pelo aumento dos intercâmbios entre Londres e Pequim.

"Desde que o senhor assumiu como primeiro-ministro, as relações entre a China e a Grã-Bretanha progrediram muito", declarou Wen. Blair foi eleito em 1997, antes da devolução da ex-colônia britânica de Hong Kong à China. "Estou disposto a ampliar nossas relações a fim de que se desenvolvam ainda mais e mais rapidamente", declarou o chefe de Governo chinês.

"As relações entre a Grã-Bretanha e a China foram muitíssimo reforçadas nos últimos anos", retribuiu Blair. "Não tenho dúvidas de que continuarão assim também no âmbito econômico, onde somos o primeiro investidor europeu na China, e no político, onde trabalhamos juntos para resolver alguns dos temas mais importantes que o mundo enfrenta", acrescentou.

Em compensação, Blair nada comentou sobre a morte do perito David Kelly, que expressou sua opinião de que Londres exagerou na ameaça que Saddam Hussein representava para justificar sua guerra contra o Iraque.

Neste domingo, quando Blair chegava a Seul, a BBC confirmou que Kelly - que supostamente teria se suicidado - foi sua principal fonte na afirmação de que o governo manipulou os informes sobre as armas de destruição em massa iraquianas. Blair pediu moderação até que sejam conhecidas as conclusões da investigação judicial sobre o caso.

Indagado sobre o tema que foi tratado com o chefe de Governo chinês, Blair sorriu e continuou andando sem fazer comentários. Horas antes, alguns jornalistas que tentaram entrevistar Blair foram afastados pelo pessoal da segurança chinesa.

Em relação a Hong Kong, Blair não falou diretamente, mas a diplomacia chinesa afirmou que "a parte britânica felicitou a parte chinesa pela maneira com que tratou os recentes problemas em Hong Kong e espera que se ache uma solução para a manutenção da estabilidade do território".

Em 1º de julho passado, meio milhão de manifestantes - de uma população de 6,8 milhões - protestaram em Hong Kong contra um projeto de lei anti-subversão do governo, que, segundo eles, ameaça as liberdades fundamentais do indivíduo.

Blair viaja esta terça-feira para Hong Kong, onde vai se encontrar com o chefe do executivo local, Tung Chee Hwa, cuja popularidade está baixa como a do premiê britânico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;