Cultura & Lazer Titulo
Wisnik faz show conversado em S.Bernardo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
17/02/2005 | 12:55
Compartilhar notícia


A música abre a programação do projeto Poesia Não Tira Férias, promovido pelo Departamento de Ações Culturais de São Bernardo. O escritor e compositor José Miguel Wisnik é quem comanda a apresentação, que ele mesmo chama de show conversado. Além de tocar as canções de seus três discos, o artista abre janelas durante a exibição para bater papo com o público. O show será nesta sexta-feira, às 20h, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, com entrada franca.

O repertório previsto traz músicas dos discos Pérolas aos Poucos (2003), São Paulo Rio (2000) e José Miguel Wisnik (gravado em 1993, em Santo André). A novidade é a inédita A Serpente, composta especialmente para peça homônima de Nelson Rodrigues montada ano passado. A canção será apresentada pela primeira vez fora da peça.

Outra estréia é a do violonista Arthur Nestrowski, que estará no palco ao lado do percussionista Sérgio Reze para acompanhar Wisnik. “O Arthur é professor universitário e editor. Juntos, já fizemos trabalhos no formato aula-show. Agora estamos lançando o músico Arthur”, afirma Wisnik.

É fácil explicar porque a música inaugura o projeto dedicado à poesia. “O nosso show assume a poesia cantada, que dialoga com a poesia do livro”, diz o compositor e também professor de Literatura. Além disso, os artistas exibirão o poema Anoitecer, de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Wisnik.

Quando começa a falar sobre o gênero no Brasil, José Miguel Wisnik diz que atualmente não há ninguém sentado no trono da poesia: “O panorama atual não se concentra na figura de um poeta. Entre os grandes contemporâneos há Carlito Azevedo, Francisco Alvim, Almeida Filho, Antonio Cícero, Augusto de Campos. No caso da confluência da poesia com canção destacaria Arnaldo Antunes e Alice Ruiz”.

A dificuldade que existe em identificar o público que gosta do gênero é outro ponto ressaltado pelo músico: “O público de poesia não é muito visível, ele está nas dobras, ele se aninha pelos cantos, ele come pelas bordas”, diz. A forma fluente e poética como saiu essa declaração agradou até ao próprio entrevistado. “Anotou isso? Posso usar em alguma música”, brincou Wisnik. Poesia, às vezes, é fácil assim?: “Fácil, às vezes; difícil, sempre”.

O evento – O projeto Poesia Não Tira Férias começa nesta sexta-feira, com Wisnik, e segue até o próximo dia 26. Outro destaque da programação é o encontro A Poesia no Conto e na Dramaturgia (dia 22), que reunirá o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, o escritor e editor Marcelino Freire e a atriz e diretora teatral Andréia de Almeida. Participam ainda do evento o Grupo de Artes TPM e poetas da cidade.

José Miguel Wisnik – Show. Nesta sexta-feira, às 20h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1.325, São Bernardo. Tel.: 4125-0044. Entrada franca (os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;