Setecidades Titulo Água da Billings
ONS e agências reguladoras se calam sobre transferência de água da Billings
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e as agências reguladoras dos setores de água e energia não se manifestaram sobre o desrespeito ao limite de vazão do reservatório para o complexo de usinas Henry Borden, em Cubatão. Na tarde de segunda-feira, dia em que apagão afetou 11 Estados brasileiros, a transferência chegou a 144,84 m³/s, volume 24 vezes maior que o estabelecido em acordo assinado em novembro pelo governo paulista.

A Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) diz ter sido obrigada pelo ONS a aumentar a vazão em vários dias desta semana. Além do pico de 144,84 m³/s, o volume máximo na terça-feira chegou a 142,2 m³/s e a 83,35 m³/s na quarta-feira, data em que a transferência só foi normalizada depois das 15h.

O Diário procurou o ONS durante todo o dia de ontem para comentar o assunto, mas a assessoria do órgão informou que toda a diretoria estava em compromisso em Brasília e que não poderia atender.

A ANA (Agência Nacional de Águas) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) também foram contatadas, mas não se manifestaram. Em novembro, em debate na Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, fez críticas ao governo de São Paulo em razão da crise hídrica no Estado. Ele afirmou que é preciso priorizar a água para consumo humano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;