Setecidades Titulo Saúde
Banco de sangue está com estoque ameaçado
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
29/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Hemocentro Regional, que abastece seis hospitais do Grande ABC, está com estoque bem abaixo do mínimo necessário. A Associação Beneficente de Coleta de Sangue, que administra os quatro bancos de sangue da região, informou que o estoque é de 700 bolsas, que deve durar no máximo sete dias. O ideal seria ter, no mínimo, 1.500. Com a chegada de feriados, nos dias 2 e 15 de novembro, o movimento de doadores cai cerca de 50%, justamente quando a demanda cresce por conta de acidentes de trânsito.

A gerente da Colsan, Solange Rios, está preocupada com o abastecimento no Grande ABC. Segundo ela, a média de pessoas que doam mensalmente é de 5.000, mas apenas metade compareceu aos postos de coleta da região em outubro. A gerente não soube informar os motivos. "Fazemos campanhas, corremos atrás. Mas está difícil atrair o doador."

Um dos problemas crônicos de doação de sangue é a falta do voluntário fiel. Apenas 15% dos cadastrados doam pelo menos uma vez por ano ou a cada seis meses. Para tentar reverter a situação antes do fim do ano, a Colsan convoca os voluntários para fazer doações na semana do dia 25 de novembro, quando é comemorado o Dia do Doador de Sangue. A campanha será entre 21 e 26 de novembro, no Hemocentro Regional, localizado próximo ao Poupatempo, em São Bernardo. A coleta é feita de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone 4332-3900.

Requisitos

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. O indicado é que homens doem a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.

Na tentativa de atrair doadores, o Ministério da Saúde sancionou em junho novos critérios para doação de sangue, permitindo que menores e idosos entre 65 e 68 anos entrassem no grupo. Com a ampliação da faixa de idade, 14 milhões passaram a ter o direito de fazer doações.

O Hemocentro Regional, que funciona na Rua Pedro Jacobucci, 440, Vila Euclides, abastece na cidade o Hospital Municipal Universitário, o Pronto-Socorro Central e o Hospital Anchieta. Em São Caetano, dependem da unidade o Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido. Já em Santo André, recebem bolsas do Hemocentro o Centro Hospitalar Municipal e o Hospital Estadual Mário Covas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;