Economia Titulo Geração de renda
Economia Solidária é tema de encontro em Diadema
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
29/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje e amanhã acontece na Fundação Florestan Fernandes, em Diadema, o seminário de Formação para Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária. O evento reunirá 100 gestores públicos de mais de 30 municípios do Estado de São Paulo.

Promovido pelo (MET) Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, o seminário tem o objetivo de fortalecer, consolidar e ampliar políticas de economia solidária nos estados brasileiros. Servirá também como um meio de troca de experiência entre os gestores e de direcionamento de informações para o planejamento, monitoramento e avaliação dessas políticas.

"As iniciativas da economia solidária no Brasil começaram na década de 90 e as políticas públicas são fundamentais para apoiar essas propostas", afirmou o diretor do departamento de trabalho e economia solidária de Diadema, Romeu Batista Pereira de Lemos.

REGIÃO - Atualmente Diadema tem mais de mil trabalhadores vivendo da economia solidária em cerca de 12 cooperativas e associações.

Um dos exemplos é o trabalho que a Uniforja - Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia - realiza e que garante emprego para mais de 600 trabalhadores. Fundada em 2000, ela surgiu após a empresa de mesmo nome ter falido. Os operários assumiram a administração tornando-a uma das maiores fabricantes de anéis, flanges e conexões de aço forjado da América Latina.

Desde 2005 a Prefeitura desenvolve junto aos moradores da cidade, com o intuito de trazer trabalho e renda para quem perdeu o emprego, os projetos Dia da Tapioca (venda de tapiocas nos centros dos bairros), Coopersocialista (espécie de padaria artesanal), e Projeto Artesanato (feirinha de artesanato), que beneficiam cerca de 100 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;