Cultura & Lazer Titulo
Novos projetos para a Casa do Olhar
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/03/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Um dos mais importantes núcleos culturais de Santo André, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto atravessa uma fase de intensa renovação e elaboração de projetos. Desde o último dia 10, o espaço é coordenado oficialmente pelo artista Saulo di Tarso, que substitui Paula Caetano.

De acordo com o atual diretor, a nova administração deve respeitar as conquistas da antiga gestão, mas pretende avançar em questões referentes à estrutura e à proposta da Casa. “Tudo o que vinha funcionando bem e era importante para os artistas da região vai ser mantido. Entre as coisas que a gente está querendo fazer está a reforma do Salão de Arte Contemporânea, que necessita de um novo aporte”, explica Tarso, que concedeu entrevista por telefone,de Belém do Pará, para onde viajou a trabalho.

O coordenador tem a intenção de dar visibilidade internacional à Casa e realizar parcerias com outras instituições culturais brasileiras. “Pretendo inserir a Casa do Olhar no contexto nacional, através de convênios e intercâmbios com outros espaços que estou visitando, como o Instituto de Artes do Pará e o Núcleo de Arte Contemporânea da Paraíba.”

Aperitivo - Além de conferir o acervo da Casa do Olhar – que conta com cerca de 350 obras de arte contemporânea, entre fotografias, quadros, obras gráficas e tridimensionais – os visitantes já podem ter um aperitivo da nova programação: as instalações do projeto Outras Concreções, que tem como primeiro participante o pintor Antônio Carlos Rodrigues Tuneu.

O projeto, aberto para visitação a partir das 10h, cede espaço para obras que evidenciam as linhas geométricas características das produções do movimento concretista.

Ainda há apenas um quadro de Tuneu, sem título, afixado no local. Mas o público pode esperar por mais obras do artista na Casa, a partir de abril.

“Trazer o Tuneu para Santo André é um compromisso ético. Foi ele quem resgatou a obra do Sacilotto durante o primeiro mandato do Celso Daniel, quando era responsável pela gestão de políticas de artes visuais na cidade. Quero trazê-lo em breve para participar de um debate”, destaca Tarso. Conforme o coordenador, o pintor “é um dos maiores representantes das artes geométricas no País”.

Oficinas e cursos - Também no próximo mês, voltam as oficinas, cursos, palestras e começam as comemorações dos 40 anos do Salão de Arte contemporânea Luiz Sacilotto. Os interessados podem se inscrever a partir da próxima terça-feira (dia 18), e até dia 31. Ainda nesse semestre, a Casa do Olhar prepara atividades voltadas ao atendimento das escolas da região do Grande ABC e encontros para educadores.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Rua Campos Salles, 414. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 20h. Tel.: 4992-7730. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;