Internacional Titulo
EUA e Coréia do Norte discutem sobre programa nuclear
Do Diário do Grande ABC
23/01/1999 | 15:04
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte e os Estados Unidos reiniciaram neste sábado suas conversaçoes sobre as instalaçoes nucleares norte-coreanas, onde se suspeita que Pyongyang desenvolve seu programa nuclear, depois de ter obtido esta semana alguns avanços para obter a paz na península coreana. Estas conversaçoes sao consecutivas a uma primeira série de reunioes bilaterais realizadas no final de semana passada, e que nao permitiram a obtençao de qualquer soluçao.

Estas também acontecem depois de quatro dias de negociaçoes em Genebra para o estabelecimento de uma paz duradoura na península. As negociaçoes, às quais se uniram a China e a Coréia do Sul, obtiveram avanços mínimos e uma nova sessao está prevista para abril.

Os encontros estao discutindo o pedido de Washington para inspecionar uma instalaçao suspeita de transgredir o acordo de 1994, que estabelece o congelamento do programa nuclear civil norte-coreano. Em troca, Pyongyang se beneficiaria da entrega de duas centrais menos perigosas, além de uma importante partida de combustível.

As conversaçoes estao cercadas de grande discreçao, mas um responsável norte-coreano confirmou neste sábado, antes do reinício dos trabalhos, que grandes divergências continuavam marcando as negociaçoes entre os dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;