Memória Titulo
Descubra-se você também no Rudge Ramos de 1968. E reveja por inteiro o Estádio do Meninos

Ao abrir o Diário, edição de ontem, duas imagens me fizeram retornar a 1968: a casa onde cresci com meus pais e mais oito irmãos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao abrir o Diário, edição de ontem, duas imagens me fizeram retornar a 1968: a casa onde cresci com meus pais e mais oito irmãos e o campinho onde jogávamos bola, toda tarde, após os estudos no Grupo Escolar Professor Otílio de Oliveira.

Na paralela da foto, abaixo da Avenida Senador Vergueiro, é a Rua Brasil, que tem início na Rua Afonsina. Após a passagem da primeira rua, à esquerda (na época Rua das Rosas) se observa um quadrado todo preto, o campinho. Em seguida, vem a Rua São Simão (onde residia meu tio João Ferraioli, que é colaborador de sua coluna) e finalmente a casa onde posso atestar que foram 11 anos de muita felicidade.

Paulo Sergio Ferraioli Baldi

São Caetano

Fantástica a foto publicada ontem. Em 1968 o Cine Boreal ainda era do meu falecido pai. Não era um cinema grande. Tinha apenas 650 lugares. Para a época era considerado um cinema pequeno. Como todo cinema de bairro o Boreal na época do Carnaval se transformava em salão de bailes. Até dupla sertaneja se apresentou no seu pequeno palco.

Atilio Santarelli

São Caetano

Pude descortinar na coluna de ontem o casarão de Indu Rovay, que tinha um despachante em Rudge Ramos. Ainda hoje encontro com as filhas do saudoso vereador.

Vera Rotondo

São Bernardo

Um Ecomuseu: Fausto & Marlene

Conjunto latino-americano: miniaturas de caminhões da Colômbia, relógio de sol mexicano, papagaio em bambu do Equador...

Coleção: Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 29 de abril de 1979

Manchete - Governo não cogita congelar salários, diz Murilo Macedo, ministro do Trabalho

Editorial - Governo disforme vive do acaso

Futebol - Com o estádio do Baetão lotado, com renda recorde no Grande ABC - 450 mil cruzeiros - o Santos venceu ontem o Aliança por 3 a 1, em jogo amistoso.

Crônica 1 - "Cá e lá sempre nomes de cidades complicados há" (Júlio Pinheiro).

Crônica 2 - "A Revolução ainda é, digam os fatos de todos os dias" (Roterdan Cravo).

EM 29 DE ABRIL DE...

1934 - Sindicato dos Marceneiros de São Bernardo inaugura sua bandeira social.

1969 - Cassado o deputado estadual por São Caetano, Joaquim Formiga, após comício realizado na cidade pela formação da Frente Ampla de Redemocratização do País.

1979 - Após 10 anos de sua cassação, Joaquim Formiga é homenageado com concentração no Bosque do Povo, em São Caetano. No mesmo dia, é celebrada missa por Anacleto Campanella, deputado federal também cassado pelo regime militar em 1969.

ALMANAQUE

João Raposo Rezende Filho (Zinho)

Nascimento: São Paulo (SP), 29 de abril de 1933.

Vereador: 1968 a 1977.

Partidos: PSP - Arena.

Falecimento: 1988.

Centrou seu mandato na área de Vila Humaitá. Veio criança para Santo André, em 1938. Durante 18 anos trabalhou no escritório da antiga fábrica de cadeiras Streiff. Teve loja de móveis e um abatedouro de aves em Vila Humaitá. Foi dono de restaurante em Mauá.

O 10º CONGRESSO

Martelo batido: o 10º Congresso de História do Grande ABC, a ser realizado em novembro, em São Caetano, já tem o seu tema geral aprovado. Anotem: Lembrança e Esquecimento na construção da memória do Grande ABC.

 HOJE

Dia da JOC (Juventude Operária Católica) e Dia Internacional da Dança.

 SANTOS DO DIA

Antonia, Catarina de Sena, Pedro de Verona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;