Economia Titulo
Santo André lança programa Bairros+Fortes
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
28/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A Prefeitura de Santo André lançou ontem o programa Bairros+Fortes, que visa fortalecer os diversos centros comerciais existentes no município. Comerciantes, profissionais liberais e autônomos lotaram o Teatro Municipal, onde foi apresentada a iniciativa do governo municipal.

O Bairros+Fortes será realizado em parceria com o Sebrae-SP, patrocínio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e apoio de entidades representativas locais, como Sol (Sociedade Oliveira Lima e Região) e Nulsa (Núcleo de Líderes de Santo André).

O prefeito da cidade, Aidan Ravin (PTB-SP), transmitiu vídeo aos presentes falando sobre a importância do trabalho em equipe e da responsabilidade de não ficar o tempo todo transferindo a culpa dos fatos aos outros. "É muito fácil dizer: isso não é problema meu. Por exemplo, se a calçada está suja, o cliente vai atravessar a rua e deixar de passar na frente da sua loja. Se o estabelecimento do vizinho falir, será menos um atrativo para o bairro. Portanto, é preciso se unir para conseguir um resultado maior e melhor", afirmou.

O programa visa identificar as deficiências de cada região comercial da cidade e, após essa análise, montar um curso de capacitação de acordo com as necessidades de cada um deles. "Não adianta tratar o empreendedor do bairro Jardim como o da Vila Luzita. Cada um possui demanda diferente. Um pode ter problemas de vitrine, enquanto que outro, de controle de estoque", explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico de Santo André, Beto Torrado.

Por isso, durante o encontro os pequenos empresários presentes preencheram ficha de inscrição ao Bairros+Fortes, que servirá como a primeira etapa da triagem. O consultor do Sebrae-SP Marcelo Alciati disse ao público que o próximo passo será a tabulação e o mapeamento dos dados para, em seguida, agendarem a primeira reunião em cada um dos bairros para conhecer as necessidades de cada um deles. "Esperamos que vocês nos ajudem a construir nossas ações com base na especificidade de cada local."

O sócio da Swat Militare Store, estabelecimento do centro de Santo André, Julio Cesar Parpinelli, afirmou que, ao se inscrever no programa, sua expectativa é sanar a maior dificuldade atual da loja: a informatização. "Ainda estamos na época do caderno de armazém. Como minroempresário, tenho uma carência grande em me profissionalizar. Espero, daqui a algum tempo, passar a vender mais e, consequentemente, aumentar os lucros."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;