Setecidades Titulo
Farmácia do Estado ‘maltrata’ os doentes
Por Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
10/12/2007 | 07:19
Compartilhar notícia


Faltam remédios e sobram problemas na farmácia de medicamentos de alto custo mantida pela Secretaria de Estado da Saúde em Santo André.

O Diário passou uma manhã na fila em busca de remédios. Do pré-atendimento à retirada, a reportagem teve de esperar uma hora e 40 minutos, tempo considerado pequeno por quem está habituado à demora.

A média de espera é de quatro horas que, dependendo do dia e do caso, pode se estender para seis.

Não é à toa que os pacientes enfrentam uma verdadeira via-crucis. Além de o sistema de atendimento não ser informatizado (o painel indicador de senhas é o que há de mais moderno na superlotada sala de atendimento), somente quatro funcionárias se revezam no atendimento diário de, pelo menos, 1.000 pacientes.

A sala de espera é abafada e pequena. Não há cadeira para todo mundo e boa parte tem de ficar em pé. Chegar à farmácia – uma sala improvisada entre o estacionamento e os fundos do Hospital Mário Covas – significa ter permanecido por longos minutos e até horas em uma enorme fila em local descampado, sob chuva ou sol.

E faltam remédios no estoque. A relação das substâncias que figuram ou já constaram na lista de ausência é grande.No último dia 6, a falta de calcitonina, droga usada no tratamento da osteoporose, completou três meses.

A situação se estende há tempos. O Diário denuncia as falhas na distribuição dos remédios desde março do ano passado, mas os problemas se mantêm.

Procurada pela reportagem por diversas vezes, a Secretaria de Saúde não destacou nenhum responsável para esclarecer o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;