Internacional Titulo
Países pobres podem acessar pesquisa médica pela Internet
Do Diário do Grande ABC
06/12/2000 | 11:03
Compartilhar notícia


A Organizaçao Mundial de Saúde (OMS) lançou um projeto para, através da Internet, oferecer a pesquisadores de países em desenvolvimento acesso barato às últimas pesquisas médicas do Ocidente.

Oito países participarao da primeira fase do projeto: Armênia, Gana, Mali, Moçambique, Mongólia, Uganda, Tanzânia e Uzbequistao, informou a OMS em um comunicado divulgado na terça-feira em Londres. A organizaçao estima que, em dois anos, de 30 a 40 países estarao envolvidos no projeto.

O objetivo é permitir que pesquisadores, acadêmicos e estudantes de países mais pobres tenham acesso a baixo custo a bancos de dados médicos. ``Se pesquisadores e cientistas puderem ler os mesmos jornais, pesquisar os mesmos bancos de dados, participar dos mesmos grupos de discussao e competir no mesmo nível em que os colegas de países ricos, isso fortalecerá sua própria pesquisa, os trará à comunidade internacional de pesquisadores e favorecerá a divulgaçao de seus próprios resultados', disse no comunicado o médico Gro Harlemn Brundtland, diretor-geral da OMS.

Países desenvolvidos nao destinam muitos recursos para a pesquisa de problemas que afetam principalmente os países mais pobres, como malária e desnutriçao, explicou a OMS. A organizaçao espera que os grupos on-line de discussao ajudem os países em desenvolvimento a participar dos estudos sobre estes temas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;