Esportes Titulo
São Caetano tem vaga na Primeira Divisão do Brasileiro
Analy Cristofani
Do Diário do Grande ABC
24/03/2001 | 00:29
Compartilhar notícia


O São Caetano está na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe foi incluída no grupo de elite, assim como o Juventude, de Caxias do Sul, deixando a competição com 28 times. Desta vez vão cair seis equipes. A confirmação oficial da CBF sai na próxima segunda-feira.

Embora o prefeito Luiz Tortorello espere a divulgação oficial no início da semana – foi ele quem saiu em defesa do clube na última segunda-feira –, o político ainda argumenta. “Existe a lei e o costume brasileiro obedece a regulamentação da Confederação Sul-Americana. A CBF oficiou a entidade dando o São Caetano como vice-campeão brasileiro no ano passado”.

Durante todo o dia desta sexta, o deputado federal Jair Meneguelli ficou em busca de informações sobre o desenrolar da história. Segundo ele, o presidente da FPF, Eduardo José Farah, havia ligado para ele pela manhã para dar a notícia de que o clube já estava garantido na primeira divisão. Ricardo Teixeira negava. “Ele (Ricardo Teixeira) disse que tem 99,99% de chance de incluir o São Caetano no torneio, mas só vai se pronunciar na segunda”, explicou.

Para Meneguelli, o pedido de informações que foi encaminhado ao ministro dos Esportes, Carlos Melles, não será retirado. “É pela indignação. Independentemente de ter critérios regimentais, existe o moral. Estamos falando de um dos quatro times que defendem o futebol brasileiro na Libertadores. Será que o critério de escolha é pelo fato de o ministro (dos Esportes) e o presidente da Câmara (Aécio Neves) serem mineiros?”, questionou.

Mesmo assim, a cidade de São Caetano começou a agir na Justiça Comum. O município ingressou ontem com uma ação civil pública na 4ª Vara Civel, por intermédio do advogado João da Costa Faria, diretor de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, que tem por objetivo tutelar os direitos dos consumidores/torcedores.

Na ação preparada pela cidade é citada a do Gama para evitar “eventuais lesões aos consumidores que poderiam ver declaradas nulas as partidas que assistiram no Campeonato Brasileiro” pela não inclusão do clube. E mais: uma vez impossibilitado de participar do torneio, a ação é “uma forma de proteção dos interesses difusos dos habitantes de São Caetano de desfrutarem a continuidade de exposição do nome do município por meio da Associação Desportiva São Caetano”. A ação deverá ser retirada assim que o clube for confirmado no campeonato.

Em campo – Neste sábado, das 10h às 16h, estarão sendo vendidos, no Anacleto Campanella, mil ingressos a R$ 5 para a partida do São Caetano contra o Palmeiras domingo, às 16h, no Parque Antártica. Fabinho é o único desfalque, expulso na partida contra o União São João.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;