Economia Titulo
Aumenta a venda de remanufaturados na Mercedes-Benz
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
15/03/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A montadora de caminhões e ônibus Mercedes-Benz está comemorando o sucesso da venda de motores remanufaturados, que saltou de 460 unidades em 2004, quando o produto foi lançado, para 3.750 no ano passado.

De lá para cá, já foram comercializados 10.000 motores, sendo que somente nos dois primeiros meses de 2008, a empresa já vendeu 740 unidades. Do total, o Estado de São Paulo representa 25% da demanda e a região Sul, 20%.

Segundo o diretor de pós-venda da Mercedes-Benz, Ari Gomes de Carvalho, o Grande ABC contribui com 10% da demanda estadual.

Carvalho não quis comentar as projeções da empresa para 2008 no que diz respeito ao desempenho dos remanufaturados. Limitou-se a afirmar que a evolução das vendas está dentro do projetado e que neste ano a expectativa é de repetir o corrido em 2007.

Mas se o desempenho do primeiro bimestre servir de base para comparação, conclui-se que 2008 será melhor ainda, já que a média mensal de vendas está em 370 unidades, contra 312,5 do ano passado.

No entanto, Carvalho lembra que o serviço de remanufatura não é procurado por impulso. “É um mercado diferente porque depende da necessidade do proprietário, seja um frotista ou um profissional autônomo, de modernizar o motor”, explica.

Perfil - O diretor da Mercedes-Benz comenta que o perfil do cliente que busca um motor remanufaturado é bastante diversificado. O que há de igual com os consumidores em geral é o interesse em economizar dinheiro na obtenção do produto sem perder em qualidade.

“Um motor remanufaturado fica até 30% mais barato do que um motor novo. Isso porque nem todas as peças são trocadas, apenas as que estão em estado ruim. E a garantia é a mesma de um motor novo”, revela Carvalho.

A remanufatura de motores é feita em uma unidade específica para isso, em Campinas, no interior do Estado, e é oferecida para qualquer proprietário de veículo da marca. A fábrica responsável pelo serviço conta, atualmente, com 145 trabalhadores na linha de produção.

A oferta atual de motores é formada pelas versões mecânicas da série 300 e pelos eletrônicos das séries 400, 600 e 900. A forma mais comum de negócio é a compra de um motor remanufaturado à base de troca, ou seja, deixando o do próprio veículo como parte do pagamento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;