Esportes Titulo Longe da classificação
Santo André tem 11% de chances de classificação

Para matemático, possibilidades do Ramalhão em se classificar à semifinal do Paulista são remotas

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
27/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os números não estão a favor do Santo André nessa reta final do Campeonato Paulista, mas ainda sustentam uma pequena chance da equipe do Grande ABC se classificar à semifinal do Estadual. A derrota para o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro (3 a 0), diminuiu em quase 20% a porcentagem de o Ramalhão ser um dos quatro finalistas - antes em torno de 30% e agora é de 11%.

Os dados são do site Infobola, que tem o matemático Tristão Garcia, professor Escola de Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), como analista e colaborador. "Se o Santo André tivesse empatado o jogo, seria uma outra situação, porque manteria suas chances e diminuiria as do Santos, já que foi um confronto direto", afirmou Garcia.

O matemático explica que para chegar aos resultados há um processo que envolve muitas probabilidades. "Considero os momentos dos times, os caminhos que têm até o final, contra adversários de forças diferentes, em locais diferentes. Tudo isso somado cria as possibilidades", disse o professor. "São muitas combinações de resultados, uma quantidade enorme de hipóteses, mas existem as mais prováveis".

De acordo com Tristão Garcia, apesar de contrariar os números, apenas uma vaga da semifinal ainda está disponível - considerando que Corinthians e São Paulo seriam segundo e terceiro colocados, restando saber a ordem -, a quarta. E é por esta que Santo André, Santos e Portuguesa estão brigando. O Peixe leva vantagem sobre os concorrentes, com 64% de chance, apesar de ocupar a quinta posição na tabela de classificação. A Lusa vem na sequência, com 29%, contra 11% do Ramalhão. O Barueri corre por fora com 4%.

"Que o Palmeiras vai ser primeiro colocado é praticamente certo. Corinthians e São Paulo só perdem a classificação em caso de desastre. Por isso apenas uma vaga ainda existe", comentou o matemático.

Na parte de baixo da tabela, a briga é ainda mais intensa e nada menos do que 11 equipes ainda enfrentam alguma possibilidade de serem rebaixadas à Série A-2 de 2010. A torcida do São Caetano, no entanto, pode ficar tranquila. O Azulão está em uma zona intermediária (junto com o Mirassol) e apesar de não ter mais como chegar às semifinais, não corre o risco de disputar a Segundona. "Não vai cair. Não tem essa possibilidade."

Outros sites, no entanto, afirmam que o São Caetano tem 0,01% de ser rebaixado. O matemático ironizou essa informação, afirmando que a utilização de duas casas após a vírgula não é possível no futebol. "Esse é um esporte que não proporciona essa riqueza de informações, não tem precisão o bastante para colocar vírgulas. Isso é coisa de quem não entende e é por isso que não uso", concluiu.

Os times que lutam contra o rebaixamento são, respectivamente: Ponte Preta (com 1% de chance de cair), Botafogo (1%), Guaratinguetá (7%), Bragantino (13%), Ituano (15%), Paulista (41%), Oeste (41%), Marília (58%), Noroeste (66%), Guarani (77%) e Mogi Mirim (80%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;