Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Favorita, Seci vai exaltar o lado alegre da história africana

Ricardo Trida/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Agremiação do Jardim Rina reconta caminhada do povo negro pela ótica dos festejos


Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

23/02/2014 | 07:00


A trajetória é histórica. Desde a conquista do Grupo de Acesso, em 2004, a Seci cravou de vez seu nome entre as favoritas do Carnaval de Santo André: foram quatro vitórias em sete anos de disputa.

E neste ano, para tentar recuperar o título perdido em 2013, a aposta é a história africana.

Mas o enredo Afoxé é cortejo é ritual, a Seci é festa é Carnaval está longe de ser algo usual nos desfiles sobre a vida do povo negro.

Segundo o presidente Ricardo Bastos Pereira, o Rica, os foliões podem esquecer narrativas sobre a escravidão. “É parte da história, mas não a parte triste. A gente deseja falar de alegria, de festa. Queremos um Carnaval mais alegre.”

Temas como as religiões com matrizes africanas serão comentados, mas não aprofundados. Rica enfatiza que desde a metade do ano passado, quando começaram os trabalhos, a ideia é realmente direcionar o público ao ambiente das celebrações. “Queremos mostrar aquele homem que, mesmo escravo, na senzala, ainda fazia festa.”

O terceiro lugar no ano passado, obtido diante de muito sacrifício por causa das chuvas, ainda não foi esquecido. Mas se a expectativa é sempre a melhor, Rica quer que os 400 componentes que desfilarão esqueçam o favoritismo.

“O campeonato é consequência do reconhecimento que temos do bairro, das pessoas daqui saberem que têm uma escola que as representa”, disse.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;