Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Falso policial ameaça e extorque comerciantes em bairro de Ribeirão

Armado, homem pega até R$ 200 com o pretexto de evitar fechamento dos estabelecimentos

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
12/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de Ribeirão Pires abriu inquérito para investigar a atuação de homem acusado por comerciantes do bairro Ouro Fino Paulista de se passar por policial para extorqui-los em quantias que podem chegar a R$ 300 por visita.

O caso foi registrado na delegacia da cidade e, segundo o relato de uma das vítimas, o suspeito sempre anda com distintivo, que a polícia acredita ser falso, e armado com um revólver calibre ponto 38.

De forma intimidadora, exige o pagamento do dinheiro para “não fazer uma fiscalização completa” do estabelecimento alvo da ação, segundo relato das vítimas.

Sem nada a temer, alguns comerciantes não aceitaram o pagamento. Foi aí que as ameaças começaram. “Eu vou te pegar e dar um sumiço em você”, teria dito a um deles, no fim de janeiro.

As acusações não são novas. Em 2008 o mesmo homem já extorquira comerciantes, mas sumiu após a Polícia Civil, na época, chegar perto de prendê-lo.

Por enquanto, a polícia depende da investigação para confirmar que se trata do mesmo suspeito. Mas o relato das testemunhas é categórico ao afirmar que se trata da mesma pessoa.

“Ninguém nunca o viu de viatura ou algo que confirmasse que ele é policial. Ele não vem só aqui no bairro, mas atua na cidade inteira. Sempre é assim, aparece e desaparece”, destacou um dos comerciantes ouvidos pela equipe do Diário que, ao contrário do colega, preferiu não procurar a delegacia.

“A gente fica com medo de se expor desse jeito. Eu não sei quem é”, completou a vítima, reiterando que não fez o pagamento. “Não tenho nada ilegal no meu comércio que precise esconder. Pago todas as minhas obrigações.”

O falso policial seria morador do bairro Jardim dos Eucaliptos. Alto, branco, com cabelos e olhos castanhos, poderá ser interrogado na decorrência das investigações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;