Setecidades Titulo Na Serra do Mar
Homem é preso por cortar palmitos na Serra do Mar

Objetivo de acusado era revender depois produto em bairro da cidade mais barato que em mercados

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
08/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Guardas-civis municipais de São Bernardo flagraram, ontem, um homem que cortava plantações de palmito na área de preservação do Parque Estadual da Serra do Mar, no bairro Riacho Grande, para depois revender o produto em bairros da cidade a preço abaixo dos cobrados nos mercados.

A situação foi descoberta após alguns voos de helicóptero da guarnição ambiental da GCM pela extensão do parque, onde foram notados que diversos pontos da mata estavam com clarões.

Desde então iniciaram monitoramento na área até flagrar o autônomo Josias Celestino do Prado, 31 anos, morador da cidade de Juquitiba, na Grande São Paulo.

Ele estava com facão e já havia cortado diversos pedaços da planta ao redor de uma ilha extensa que havia sido formada. Os arranhões em todo o seu corpo confirmaram que ele vinha há tempos nesta atividade.

As dificuldades de Prado para conseguir o palmito eram grandes. É necessário caminhar uma hora mata adentro já nas dependências do parque para conseguir chegar até a plantação.

Segundo o delegado Américo Santos Neto, da Dicma (Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente) da cidade, onde o caso foi registrado, o palmito tem uma peculiaridade: após o seu corte, a árvore morre.

Foram apreendidos 510 unidades de palmital já cortadas pelo acusado. E o autônomo foi autuado por causar dano direto à unidade de conservação, com pena de até cinco anos de prisão em regime fechado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;