Diarinho Titulo Internet segura
Proteja-se no mundo virtual

Saiba como evitar encrencas na internet e conheça sites protegidos em que é possível brincar e interagir

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
09/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Brincar na internet é superdivertido. Dá para experimentar vários jogos, criar personagens, compartilhar conteúdos e interagir com amigos. Só precisa estar atento para o passatempo não virar encrenca.

O mundo virtual é como imensa praça pública, frequentada por pessoas de todos os tipos e idades. Se não tomar cuidado na web, pode ser enganado por adulto mal-intencionado. Por isso, proteja a privacidade. Não divida informações pessoais sobre a família, escola e lugares que frequenta.

Crie senhas difíceis e não as revele a ninguém. Nas redes sociais, adicione só quem conhece no mundo real. Se fizer colega virtual, avise os adultos da sua casa para que ajudem a descobrir se é seguro manter o relacionamento. Não dá para saber se a pessoa do outro lado do computador é quem você realmente pensa ser.

Fale aos pais sempre que estiver on-line. Outra dica é acessar apenas páginas direcionadas à sua idade. Há sites de jogos e redes sociais para o público infantil com políticas que protegem o usuário.

O Everloop (www.everloop.com), por exemplo, é tipo de Facebook para quem tem entre 5 e 15 anos. Para acessá-lo, os pais devem ativar a conta do filho e decidir com quem ele pode interagir. Ainda não está disponível para brasileiros, mas existem outros sites legais e protegidos que podem ser conferidos no País (veja alguns nestas páginas).

Mas vale lembrar que até as páginas com políticas de proteção ao usuário podem conter falhas. Não garantem que a pessoa esteja totalmente livre de problemas. Por isso, não dê bobeira.


Por que não pode usar o Facebook?

O Facebook tem muitos fãs e chama a atenção pela variedade de jogos. No entanto, só quem tem mais de 13 anos pode criar perfil no site. Esse controle é importante porque a rede social, direcionada a adultos, pode ter conteúdo ofensivo, como violência e pornografia.

Também é perigoso fazer amizade com pessoas que fingem ser crianças para ganhar a confiança. Assim, conseguem informações pessoais e podem marcar encontros sem que os responsáveis pelo jovem internauta saibam. Desse modo, pode virar vítima de pedofilia (quando adulto pratica abuso contra crianças).

Para evitar esses problemas, a rede social precisa ter moderadores de conteúdo, que não permitem publicações impróprias e publicidade ao público infantil.

No Club Penguin, por exemplo, equipe monitora o site a todo instante, segundo Nicole Rustad, responsável pelo sistema de segurança da página. “Temos todos os filtros para proteger as crianças durante a brincadeira.” Junto da diversão, o jogador aprende a ter boas maneiras no mundo virtual. “Ao se cadastrar, damos as regras para ficar on-line. É preciso ser legal, ter respeito e tratar os outros como gostaria de ser tratado.”


Para conhecer e se divertir

Animal Jam (www.animaljam.com) é site da National Geographic no estilo The Sims. O usuário escolhe um animal, ganha uma casinha e pode se aventurar pelo mapa. Cada ambiente tem jogos, fotos e vídeos com curiosidades sobre bichos. Para brincar tem de colocar o e-mail do responsável e esperar autorização.

Club Penguin (www.clubpenguin.com/pt), da Disney, é um dos games de maior sucesso. Além de ganhar avatar na forma de pinguim e criar puffles (tipo de pet), dá para interagir com amigos virtuais. Para se cadastrar, o responsável precisa autorizar e escolher o tipo de bate-papo que o filho usará. No modo superseguro só dá para conversar com colegas usando mensagens pré-definidas disponíveis em um menu. Assim, evita compartilhar informações pessoais.

Moshi Monsters (www.moshimonsters.com) é para internautas entre 6 e 14 anos. O usuário ganha nickname para proteger o nome real e precisa da autorização do responsável para jogar. Dá para criar avatar que lembra o Pou (game para celular), pois precisa cuidar da saúde e da felicidade do monstrinho. É possível adicionar amigos virtuais, visitar ambientes temáticos e se aventurar em vários games.

Sweety High (www.sweetyhigh.com) é rede social para meninas com até 13 anos. Dá para adicionar amigas, publicar e comentar vídeos, fazer e acessar blogs, compartilhar fotos, participar de fã-clubes, grupos temáticos, concursos e sorteios. Há conteúdo sobre música, TV, cinema e outros assuntos. Os pais podem ter acesso à conta da filha para garantir a segurança.

Em Space Heroes (www.spaceheroes.com), o jogador é um herói espacial. O avatar pode ser um menino, uma menina ou um extraterrestre. Ao se cadastrar, o usuário é orientado a usar nickname e colocar o e-mail dos responsáveis. Dá para viajar pelos planetas, brincar com vários jogos e fazer amigos virtuais.


Saiba mais

Em 2014, o Dia da Internet Segura é celebrado em 11 de fevereiro. A data lembra a importância do uso responsável da rede.

No www.safernet.org.br/site/webline é possível tirar dúvidas sobre proteção na internet e pedir orientação quanto à violência on-line.


Consultoria de Almir Meira Alves, coordenador do curso de Engenharia da Computação da Fiap, e Juliana Cunha, coordenadora psicossocial do site Helpline Brasil, da Safernet.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;