Memória Titulo
O 10º Congresso de História já começou

Foi bom rever Gisela Leonor Saar, a querida historiadora de Rio Grande da Serra, e todos os demais construtores...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Foi bom rever Gisela Leonor Saar, a querida historiadora de Rio Grande da Serra, e todos os demais construtores da Memória do Grande ABC, anteontem, no Consórcio Intermunicipal, quando se bateu o martelo pela realização do 10º Congresso de História do Grande ABC. A idéia proposta pelo professor José de Souza Martins em 1989 prosperou. Realizou-se em 1990 o I Congresso, em Santo André, e pelos anos afora todas as demais cidades - independente da política partidária da vez - acolheram esse encontro que é um fator de identidade regional, na definição do Martins.

O 10º Congresso será mesmo em novembro, nos dias 4, 5 e 6, na Universidade São Caetano (antigo IMES), unidade de pós-graduação, que fica no Centro da cidade, junto aos terminais rodo e ferroviário. E a primeira plenária para o 10º Congresso será em 22 de abril. Há uma comissão de 15 membros, dois em média por cidade, cuidando da temática e aceitando sugestões de temas, vários dos quais propostos na reunião do Consórcio. A Fundação Pró-Memória, com a equipe do historiador Clovis Antonio Esteves, toca de primeira o projeto.

Haverá tempo suficiente para se pensar numa temática geral para o 10º Congresso. E não será surpresa se ao invés de um tema global forem aprovados vários, e diversificados, todos com o mesmo status, independente das mesas e comunicações de trabalhos que marcaram os congressos anteriores. Mesmo porque a produção da memória regional, acadêmica ou não, é muito grande.

Mais importante, na ótica de participantes como o professor Luiz Roberto Alves, é que a universidade se faça mais presente. Outros, como o historiador Renato Alencar Dotta, esperam que temas voltados à migração interna sejam aprovados. Ou então, como a Dra. Gisela, que se busque explicações acerca de como se deu a imigração alemã entre nós.

João de Deus Martinez acha perfeitamente plausível que ocorra um momento artístico com a apresentação conjunta das duas orquestras de violeiros de Mauá, a única cidade do mundo que se orgulha de ter tantos violeiros que foi possível montar duas belas orquestras. Já pensou se as duas orquestras se unirem pela primeira vez, e num Congresso de História, deixando de lado eventuais rivalidades? Seria o máximo.

Olhos se voltarão, ao mesmo tempo, para os 200 anos de criação da Freguesia de São Bernardo (1812-2012) e para o hip-hop desta virada de milênio. É verdade que muitos enigmas foram decifrados nas pesquisas de hoje e ontem, mas há um elenco muito grande de dúvidas a serem elucidadas sobre a formação da velha Borda do Campo. Nada como mais um congresso regional para contar a fascinante história de um Grande ABC que se renova e avança.'

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 27 de março de 1979

Primeira Página - Reduzida volta ao trabalho. Motoristas e cobradores podem parar ainda hoje. Voto distrital volta a ser proposto pelo senador Sarney (Arena, MA).

Ribeirão Pires - Plano de estância turística ganha corpo.

Quadrinhos - Nasce um novo desenhista, Juarez Correa, com o lançamento de histórias em quadrinhos em São Caetano. Um dos personagens é o mendigo inspirado no personagem do humorista Moacyr Franco.

Futebol - Amistosos de domingo: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, São Bento, de Sorocaba, 0; na reabertura do Baetão, Aliança 1, Vitória, do Espírito Santo, 2; em Guarulhos, Macedo 1, Saad 1.

EM 27 DE MARÇO DE...

1925 - Presidente da República, Arthur Bernardes, assina o decreto 16.844, aprovando o plano de obras da Light voltado à produção de energia. O Rio Grande será represado. Nasce a represa Billings.

1969 - Helder Câmara, de São Bernardo, suplanta o grande mestre argentino em xadrez, Roseto, em Mar Del Prata. A partida teve 52 lances.

 HOJE

Dia Mundial do Circo.

 SANTOS DO DIA

Guilherme Tempier, João do Egito, Lázaro da Pérsia, Lídia e Roberto.

João do Egito (305-374). É chamado o "Profeta do Egito".

Roberto ou Riperto foi o fundador da cidade de Salzburg, na Áustria, e seu primeiro bispo.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Cultura Brasil (AM 1200 khz). Carmen Miranda, a brasileira de Hollywood - último episódio da série. A cantora nos EUA, tanto no showbizz, como no rádio, na televisão e notadamente no cinema. Serão apresentadas gravações realizadas entre 1941 e 1955. Depoimentos exclusivos do pesquisador Doni Sacramento e da sobrinha da cantora (filha de Aurora Miranda), Maria Paula Richidi. Hoje, às 13h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;