Esportes Titulo
Brasil planeja ser 3ª força esportiva das Américas
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
21/04/2005 | 14:04
Compartilhar notícia


O Brasil tem planos ambiciosos para os Jogos Pan-Americanos de 2007 (Rio de Janeiro) e principalmente para os Jogos Olímpicos de 2008 (Pequim). A meta é tornar o país a terceira força do esporte na América, atrás apenas de Estados Unidos e Cuba. Para que isso se torne possível, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) apresentou nesta quarta-feira seu plano de metas e resultados.

"Foi feito um trabalho inédito na história do esporte brasileiro entre o COB e as confederações, que tiveram a oportunidade de mostrar suas necessidades e, a partir disso, podem se planejar e estabelecer metas para os próximos anos", afirmou Carlos Arthur Nuzmann, presidente do COB. Ele destacou que este será o primeiro ciclo olímpico em que as entidades esportivas contarão com recursos vindos da Lei Agnelo/Piva e dos patrocinadores oficiais do Pan de 2007.

O plano de trabalho é composto por planejamento, prioridades e metas, e foi formulado a partir de reuniões individualizadas entre as confederações e o COB desde outubro de 2004.

Entre as ações destacadas estão a necessidade de contratação de técnicos especializados – brasileiros ou estrangeiros – para trabalhar na formação de atletas; a melhoria da infra-estrutura de treinamento já existente; aumento do número de centros de treinamento especializados; intercâmbio com outros países; e a manutenção das equipes olímpicas permanentes e a criação de outras equipes para treinamento contínuo.

O planejamento apresentado gera expectativas. "A tendência é que tenhamos a melhor preparação brasileira em um ciclo olímpico, pois conseguiremos nos programar a longo prazo", afirmou Marcus Vinícius Freire, chefe de missão do Brasil nos Jogos Olímpicos Atenas 2004.

Handebol – Um das modalidades olímpicas que já está integrada ao projeto do COB é o handebol. A CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) já definiu os treinadores das seleções de base e em breve deverá anunciar os técnicos das equipes principais. "Posso reafirmar que serão dois estrangeiros", afirmou o diretor do Departamento de Seleções da entidade, José Fiorizi Piovezana, que ontem participou da reunião do COB.

"Vamos ao Pan-Americano para conquistar duas medalhas de ouro e, conseqüentemente, as duas vagas para os Jogos Olímpicos de 2008, prometeu o presidente da CBHb, Manoel Luiz de Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;