Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura planeja festival de música e aceita inscrições
Daniella Grinbergas
Especial para o Diário
15/03/2005 | 12:06
Compartilhar notícia


Estão abertas as inscrições para o Festival Cultura – A Nova Música do Brasil, lançado pela TV Cultura. De terça-feira a 30 de abril, compositores de todo o Brasil poderão enviar seus materiais para participar da seleção. A emissora espera receber cerca de 12 mil composições e prepara uma equipe de 12 profissionais da área musical para formar a comissão de jurados que escolherão 48 músicas. Todas serão apresentadas a partir de 13 de agosto.

Em cada eliminatória serão classificadas seis composições. Duas semifinais apresentarão 24 músicas, sendo 12 escolhidas para a grande final. Cada uma das 12 semifinalistas terá um clipping exclusivo. Serão premiados os melhores compositores, intérpretes e clipes musicais.

Quem coordena o evento é Solano Ribeiro, responsável pelo lançamento do projeto dos grandes Festivais da MPB das décadas de 60 e 70, eventos que revelaram nomes como Elis Regina, Chico Buarque e Jair Rodrigues. A idéia é mostrar a nova cara da MPB. “Sentimos que a música poderia ser uma boa opção para a programação. O momento é ideal para retomarmos o caminho em busca do que há de melhor na MPB. Há um contingente enorme de jovens preparados para exercitar o que aprenderam em conservatórios e cursos pelo país”, afirma o coordenador.

Entre este mês e agosto estão previstas apresentações pela TV Cultura de uma série de documentários e programas especiais sobre os antigos festivais. “Serão cinco programas feitos para localizar o público na época dos festivais, mostrando sua importância, principais sucessos e artistas revelados”, diz Solano.

Os vencedores sairão com projeto para gravar um CD, mas a emissora ainda não definiu as outras as premiações. Quem tiver interesse em participar do festival deve preencher a ficha de inscrição no site (www.tvcultura.com.br) e enviar apenas um canção inédita, gravada em CD-R e cópias da letra para a emissora (r. Vladimir Herzog, 75, São Paulo. CEP: 05036-900).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;