Esportes Titulo
S.Paulo pode ser campeão nesta quinta-feira
Das Agências
31/03/2005 | 13:21
Compartilhar notícia


Sem medo de ganhar, o São Paulo enfrenta nesta quinta-feira a Portuguesa no estádio do Pacaembu, a partir das 20h30, com um único objetivo: conquistar seu 20º título do Campeonato Paulista. Uma vitória separa o Tricolor da taça e o técnico Emerson Leão garante que o time não sucumbirá, a exemplo dos últimos anos, quando deixou o título escapar em rodadas decisivas e chegou a ganhar o apelido de amarelão. Foi assim na Libertadores e no Paulista do ano passado, no Estadual de 2003, no Brasileiro e na Copa do Brasil de 2002, entre outros torneios. Mas Leão promete não decepcionar a torcida.

“O maior medo do São Paulo era o medo da vitória. Em alguns momentos, o São Paulo não sabia o que fazer quando tinha 1 a 0 a seu favor e tinha medo do segundo gol. Esse medo desapareceu por completo e é por isso que estamos fazendo sucesso”, disse o treinador. As conversas de Leão com os jogadores, inclusive, chegam a parecer palestras de auto-ajuda. Neste ano, o treinador, por exemplo, já chamou os atletas de “cascudos”, daquele tipo que “pisa no prego e o prego entorta”.

Aparentemente, o único medo de Leão é que a ansiedade pelo título atrapalhe o rendimento dos atletas, principalmente pelo fato de 11 jogadores do grupo nunca terem conquistado um campeonato na primeira divisão (veja reportagem ao lado). “A ansiedade tem sido muito grande. Às vezes, acordo de noite e fico pensando no título”, admitiu o volante Renan.

A última conquista estadual do clube aconteceu há cinco anos. Entre os atuais titulares, o único que esteve presente foi o goleiro Rogério Ceni, que anotou um gol de falta na final diante do Santos. O camisa 1 tricolor, que este ano já levantou a Taça dos Invictos, lidera o discurso da equipe de que, quanto antes garantir o título, melhor. Sem desperdiçar oportunidades. “Temos quatro chances (rodadas), mas quero muito ser campeão nesta sexta-feira (nesta quinta-feira), porque não gosto de deixar o tempo passar”, disse.

Se não conseguir vencer a Portuguesa nesta quinta-feira, o São Paulo ainda tem outras possibilidades de garantir o título esta noite. Em caso de empate, tem de torcer para o Santos não vencer o União São João, em Araras. Se o Tricolor perder, o Santos também precisa ser derrotado e o Corinthians no máximo empatar com Guarani, em Campinas.

Mistério – Leão não confirma a escalação, mas Renan deve estar entre os titulares. O treinador o considera o volante ideal para um time com apenas dois zagueiros. Outro fator a seu favor é que Josué, que se recuperou de uma distensão muscular, ainda não fez coletivos. A única alteração que está confirmada em relação à última partida é a volta do meia Danilo, que cumpriu suspensão automática, no lugar de Souza.

O volante Mineiro e zagueiro Lugano participaram quarta-feira em Montevidéu da partida entre Uruguai e Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e devem ficar de fora pelo cansaço. Existe a possibilidade de Mineiro jogar, pois ele ficou no banco de reservas quarta-feira. Caso contrário, sua vaga fica com Alê ou Daniel Rossi.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;