Nacional Titulo
Modelo paulista de gestão hospitalar será apresentado no Pará
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/03/2005 | 14:04
Compartilhar notícia


O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, apresenta nesta quinta-feira o modelo paulista de gestão hospitalar ao Estado do Pará. Ele vai se reunir com o governador paraense, Simão Jatene, que conhecerá a parceria entre São Paulo e a OSS (Organizações Sociais de Saúde) para o gerenciamento de hospitais.

Lançado em 1998 no Estado de São Paulo, o sistema de parceria foi pioneiro no país. Por meio dele, foi possível concluir 15 'esqueletos' de hospitais (dois no interior e 13 na região metropolitana da capital).

Uma pesquisa da Secretaria de Saúde em todas as unidades gerenciadas por OSS mostra satisfação de 95% dos pacientes e acompanhantes. Além disso, outro estudo apontou que o custo médio de internação é 25% menor do que um hospital da administração direta do Estado. Eles também atenderam 23% mais pacientes.

A remuneração das OSS é feita por meio de um contrato de gestão firmado anualmente, que estabelece quantidade de serviços que devem ser prestados e a qualidade dos resultados obtidos.

Além do Pará, o sistema de OSS já foi demonstrado para técnicos do Canadá, que receberam técnicos e coordenadores da Secretaria no fim de 2004. Os Estados da Bahia e Minas Gerais já procuram utilizar modelos semelhantes ao paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;