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Emprego impulsiona venda de ônibus
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
29/01/2011 | 07:10
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Reflexo do bom momento econômico, as vendas de ônibus apresentaram crescimento de 30,5% no ano passado em relação a 2009. A tendência daqui para frente é o segmento se manter aquecido e até ampliar o mercado, principalmente em razão da Copa do Mundo e da Olimpíada, eventos que requerem, necessariamente, investimentos em infraestrutura e transporte público.

De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram comercializadas 31.154 unidades em 2010, contra 23.887 no ano anterior. Para 2011, a entidade estima que as vendas poderão subir até 5%, acompanhando a previsão do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) - soma de todas as riquezas do País.

"O mercado de comerciais mostrou recuperação surpreendente e tende a se manter num bom patamar este ano", afirmou Cledorvino Belini, presidente da Anfavea.

Segundo os critérios da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), os ônibus urbanos ficaram com 57% do mercado nacional em 2010. O restante foi dividido entre os rodoviários (20%), micros/minis (13%) e intermunicipais (10%).

LÍDER DE MERCADO

Sediada em São Bernardo, a Mercedes-Benz é a líder disparada do segmento de chassi de ônibus. Com 15.617 unidades vendidas em 2010, a empresa registrou crescimento de 35,4% em relação as 11.537 comercializadas em 2009.

O resultado fui muito comemorado pela empresa, que em 2010 teve seu melhor ano no Brasil ao superar a marca de 100 mil veículos vendidos - entre caminhões, ônibus, comerciais leves e automóveis.

"Essa brilhante conquista confirma a nossa posição de liderança em veículos comerciais no País", disse Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Depois da Mercedes-Benz, a segunda colocada em 2010 foi a MAN, com 8.715 unidades emplacadas, seguida da Agrale (4.352), Iveco (1.035), Scania (903) e Volvo (532), de acordo com números da Anfavea.

BRTs

Além dos grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará, o aumento do nível de emprego exige mais investimentos dos órgãos gestores e das empresas operadoras do transporte público nos grandes centros urbanos.

O sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou corredores rápidos de ônibus, é uma das atuais tendências na modernização dos transportes em cidades com populações acima de 500 mil habitantes, especialmente aquelas que vão sediar jogos do Mundial de 2014, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Natal e Manaus.

Com origem em Curitiba, uma das pioneiras na criação de corredores exclusivos para o tráfego de ônibus ao longo dos últimos anos, incorporaram novos conceitos e tecnologias, ganhando cada vez mais adesão de cidades mundo afora.

Atualmente, o BRT é entendido pelos técnicos como sistema eficiente de transporte por ônibus dotado de capacidade e qualidade para operar de forma semelhante ao metrô. Desta forma, é capaz de atender os usuários com rapidez e conforto.

Para isso, exige investimento em corredores modernos, onde circulam ônibus articulados ou biarticulados (de maior capacidade de passageiros) , sistemas informatizados para operação, controle e informação ao usuário - que pode saber, por exemplo, o tempo estimado da chegada do ônibus ao ponto.

Sediada na capital paranaense, a Volvo Bus Latin America anunciou nesta semana o fornecimento de lote de 80 chassis de ônibus articulados para o BRT de Quito, no Equador.




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